Concelho de Gondomar Desporto Sociedade

Walking Football um desporto que combate o isolamento

O Projeto Walking Football implementado pela Câmara Municipal de Gondomar, a convite da Federação Portuguesa de Futebol, visa melhorar a qualidade de vida dos municípios séniores através da atividade física, criando hábitos saudáveis. Para esta iniciativa foi convidada a Junta de Freguesia de Rio Tinto, a Universidade Sénior de Rio Tinto e a de Melres e Medas, e o Sport Clube Rio Tinto.

“Os nossos jogadores são muito participativos e têm mais de 50 anos, que é um dos objetivos deste desporto. Convidamos uma IPSS, a de Silveirinhos, que também são pessoas muito participativas e colaborativas neste sentido. Depois tivemos a honra de no Estádio Municipal de Rio Tinto fazer o primeiro encontro das nossas equipas do Município”, explica o vereador do desporto da Câmara Municipal de Gondomar, José Fernando Moreira. 

O objetivo desta iniciativa é incentivar pessoas com mais de 50 anos a praticar desporto bem como a sua integração e convívio em prol de uma vida mais ativa e saudável, combatendo o isolamento, sedentarismo e a depressão. 

O Walking football tem regras especificas como: os jogadores não podem correr, têm de ter pelo menos um pé a tocar no solo. Cada equipa é formada por cinco elementos, sejam homens ou mulheres e não tem guarda-redes. Os jogadores não podem dar mais de três toques consecutivos na bola e o golo só é válido se marcado dentro de área.

“O primeiro encontro correu muito bem. Conseguimos tirar as pessoas de casa e fazer com que viessem divertir sobretudo e praticar exercício físico. Agora queremos é tentar ter um equipamento específico para esta modalidade e melhorar outros de modo que haja as mínimas condições para o praticarem”, esclarece o vereador.

O Presidente da Junta de Rio Tinto, Nuno Fonseca, vê este desporto “como uma resposta para o grupo sénior que tem sido desde 2003 uma das nossas preocupações e este tipo de incentivo ao desporto para pessoas com mais de 50 anos. Temos uma equipa que está a ter treinos regulares e é uma boa iniciativa. Queremos brevemente fazer um torneio interno com as equipas de Rio Tinto”. 

Este desporto é jogado se possível em relva sintética, mas tendo em conta situações climatéricas, pessoas com 80 anos não vão jogar à chuva por exemplo. Pode ser jogado num ringue coberto ou num pavilhão. 

“Estamos a fazer as coisas com algum cuidado de forma que seja mais sustentável. Em junho vamos ter esta iniciativa em Melres e Medas. Pretendemos realizar minicampeonato para aliar o que é o desporto, na vertente da saúde física e mental, à sua competitividade”, remata.

 

 

Últimas Notícias

Entrevista a Pinto da Costa

19/04/2024

Entrevista a Nuno Lobo

19/04/2024

Entrevista a André Villas-Boas

19/04/2024

39ª EDIÇÃO DO FETAV COMEÇA A 6 DE ABRIL

2/04/2024

Universidade Sénior de Gondomar já é maior de idade

27/03/2024

CMOS COMEMORA PRIMEIRO ANO E BATE RECORDE NO TEMPO DE DESPACHO DE MEIOS

26/03/2024

EUROBOL TRAZ A GONDOMAR VÁRIAS EQUIPAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

26/03/2024

Walking Football um desporto que combate o isolamento

26/03/2024