Opinião

VIVA SAÚDE - “Geringonça” e Saúde

É sem dúvida um tema atual, o que se passa com o Sistema Nacional de Saúde, dito SNS. Constata-se nos últimos tempos que o SNS está a passar uma crise sem precedentes e o que assistimos, é todo um conjunto de medidas tomadas por esta Ministra da Saúde, que não é mais do que tapar remendos com outros remendos, obedecendo a uma diretiva superior de poupar dinheiro o mais possível. Falta coragem política que ninguém parece ter de provar que o sistema de saúde que muitos nos orgulhou, o SNS, idealizado há cerca de 50 anos, tem os dias contados. Há que urgentemente revitaliza-lo, reforma-lo, doutra forma assistimos a um moribundo, que insistem em dar Oxigénio, sem qualquer possibilidade de o salvar.

Senhores falta coragem política de explicar aos Portugueses, que temos de reformular o SNS, que desta forma não tem viabilidade.

Em números anteriores demonstrei que um sistema tipo ADSE, ou de Mutualistas, seria uma boa solução, realista e eficaz. Percebo que não será agora, nas vésperas das eleições que queiram alterar o SNS, assunto delicado em que uns que no passado, quando foram governo nada fizeram, os atuais, não convém agora, senão a geringonça ainda avaria de vez, no final de um excelente desempenho. Depois temos uns de bloco, que teimam em sonhar que tudo é grátis, tudo é fácil, com uma distancia dos reais problemas, procurando mais votos...

Sim a realidade é que este SNS está gravemente doente, em que tudo falta, mesmo já a paciência dos profissionais de saúde que nele trabalham.

Mesmo o projeto de lei de Bases da Saúde, em nada altera, apenas mexeram a “sopa” para agradar a alguns.

Digam por favor, o Estado não tem dinheiro para manter a qualidade e o desempenho de um bom SNS, vamos então resolver o problema, mas por favor sem remendos, mas com soluções efetivas...

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025