
No dia 17 de janeiro, Luís Alberto Silva, presidente da União das Mutualidades Portuguesas, visitou as instalações da Associação de Socorros Mútuos de São Bento das Peras, em Rio Tinto.
O presidente da União das Mutualidades Portuguesas (UMP) deslocou-se a Rio Tinto para uma visita às instalações da Associação de São Bento. Numa visita de trabalho a uma das maiores e mais ativas associações mutualistas do distrito do Porto, Luís Alberto Silva teve a oportunidade de conhecer a nova direção da Associação de São Bento, bem como o projeto em curso para a construção de um Espaço Saúde.
"A Associação de São Bento e a AMUT, tal como outras instituições em todo o país, estão a desenvolver um grande trabalho. Estamos, localmente, a criar novas respostas que o Estado precisa. Gondomar tem, sem dúvida, um carinho especial no meu coração", afirmou o presidente da UMP.
Por sua vez, para a nova direção da associação mutualista riotintense, recentemente empossada e encabeçada por Carlos Casal, os objetivos passam por "reorganizar os serviços administrativos e concluir o Espaço Saúde adjacente ao edifício-sede, que envolve a construção de uma clínica". A abertura da nova valência está prevista para abril.
Ao Vivacidade, Domingos Mendes, responsável pela comunicação da Associação São Bento, destaca ainda a dimensão da coletividade que conta, atualmente, com 45 mil associados. "Somos a maior associação do concelho de Gondomar e uma das maiores do país. Queremos preservar esse papel de relevância e fazer com que a associação tenha uma vida longa, como teve até hoje", esclarece.
"Um dos nossos objetivos passa por dar a conhecer o movimento mutualista às pessoas" Segundo Luís Alberto Silva, que renovou recentemente o mandato na presidência da UMP para o triénio 2018-2020, a proximidade e o contacto regular com as associações mutualistas de todo o país continuam a ser uma prioridade.
Em entrevista, o presidente do Conselho de Administração da UMP apontou as principais metas para este mandato. "Queremos apostar na internacionalização via CPLP; rejuvenescer o movimento mutualista; criar núcleos jovens e, por sua vez, um Movimento Mutualista Jovem; apostar no envolvimento das mulheres; capacitar dirigentes e funcionários", enumerou Luís Alberto Silva.
Atualmente, a UMP tem um milhão de associados em Portugal e mais de 2,5 milhões de beneficiários, existindo em Gondomar duas associações mutualistas: Associação de São Bento e AMUT.