A Tentação das Bifanas e a Churrasqueira Central de Baguim sagraram-se vencedores do 20.º Concurso Gastronómico de Baguim e venceram, respetivamente, nas categorias "Papas de Sarrabulho" e "Rojões".
Este ano, a Tentação das Bifanas foi distinguida com o Prémio Combinado do 20.º Concurso Gastronómico de Baguim. O restaurante, que venceu também na categoria "Rojões", viu a sua confeção ser distinguida entre os 13 concorrentes desta edição.
"No ano passado conseguimos vencer nas papas, este ano fomos melhores nos rojões e, pela primeira vez, garantimos o Prémio Combinado. Somos a única casa aqui nas redondezas que fazemos papas e rojões todos os dias. Ou seja, conforme saem as papas para os nossos clientes diários saíram também para o concurso. Nada foi requintado ou especial. É fruto do nosso trabalho diário e claro que o prémio é uma mais-valia para a casa", afirma João Silva, proprietário deste estabelecimento.
A receita para o sucesso vai continuar no segredo dos deuses, mais concretamente nas mãos da cozinheira, Filomena Alves. Ao nosso jornal, a responsável pela confeção aponta a "carne fresca e a paixão", como os principais ingredientes. "Gosto de cozinhar e ainda me dá mais prazer quando vejo que as pessoas ficam satisfeitas com os meus pratos", refere.
Na categoria "Papas de Sarrabulho", o primeiro classificado foi a Churrasqueira de Baguim.
Destaque-se ainda a participação do restaurante "O Comilão", que arrecadou duas medalhas de prata em ambas as categorias.
Ao Vivacidade, Paulo Nogueira, responsável pelo restaurante, destaca o "alento" que o prémio vem proporcionar a este estabelecimento e considera o galardão "uma mais-valia ao nível da divulgação do restaurante".
"No próximo ano vamos tentar obter o primeiro lugar. A nossa aposta é nas carnes de qualidade e esse tem sido o grande segredo. Além disso, a forma como confecionamos é essencial. Foi a minha mãe que fez os rojões, à moda antiga, e aquele toque requintado das pessoas mais antigas faz sempre a diferença", conclui Paulo Nogueira.
Graças a este prémio, o "Comilão" passará a ter na sua ementa, em dias específicos, os rojões e as papas de sarrabulho à moda de Baguim do Monte.