A festa em honra Divino Salvador, em Fânzeres, decorre de 1 a 3 de Agosto. A cabeça de cartaz destas festividades é o Sérgio Rossi.
A Comissão de Festas surgiu há dois anos através do pároco que falou com algumas pessoas para que a pudessem construir, de modo a honrar o padroeiro da Freguesia. “Algumas pessoas juntaram-se para conseguir organizar as festas. Depois da realização das festas convidou essas pessoas a formarem a Comissão Paroquial do Divino Salvador”, mencionar Patrícia Pinho, membro da Comissão.
Ao longo do ano foram organizados eventos, de modo, a angariar fundos para as celebrações. “O nosso principal propósito é criar uma festa em torno do nosso padroeiro. Um momento de diversão, para que os fregueses possam conviver e ao mesmo tempo celebrar com dignidade a festa do padroeiro. Em termos de cartaz temos um cartaz que vai ser melhorado de ano para ano”, refere.
As festas começam a 1 de Agosto, pelas 22h00, com o espetáculo dos OPSOM e Dj Roger DI. No dia seguinte irá atuar os M&M (Miguel e Mickael), pelas 21h30. No último dia, 3 de Agosto, o dia começa pelas 9h00 com a Missa na igreja matriz, seguido da majestosa procissão, pelas 10h00. Haverá missa, também, às 11h00, na mesma igreja. À noite, pelas 22h00 atua o cabeça de cartaz Sérgio Rossi, seguido do fogo de artificio pelas 23h45.
“Vamos ter uma surpresa no domingo à tarde, que é uma tarde cultural com participação de coletividades e associações da nossa Freguesia e Município. É uma festa para todas as idades. Em termos de interesses acaba por aglomerar não só uma festa do padroeiro, mas muito mais, que não se restringe só a um determinado público, mas abrange todos”, afirma.
Os tapetes, também, são um marco desta festividade fanzerense “que embelezam a nossa freguesia e já são uma tradição, quem quiser participar pode contactar-nos ou simplesmente aparecer a partir das 00h00 na noite sábado para domingo de 2 para 3 de agosto, todos são convidados. Temos feito o apelo a toda a comunidade”, apela.
A nível de agradecimentos a Comissão pretende: “agradecer à Câmara Municipal de Gondomar e à União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova que têm sido excecionais a nível de apoio, proximidade e ajuda na divulgação. São os primeiros que identificamos, não esquecemos nunca, todos aqueles, sejam patrocinadores, pessoas conhecidas ou anónimas, que colaboram ou agradecem aquilo que está a ser feito. Que parabenizam o trabalho que está a ser realizado. Estamos gratos a todos aqueles que durante o ano de uma forma ou outra têm colaborado connosco”.
“Venham ver a nossa procissão, venham apoiar a elaboração dos tapetes, venham divertir-se connosco e usufruir de três dias de festa repletos de alegria, animação e seguramente muita diversão. Participem nas festas seja de que forma for”, remata.