Concelho de Gondomar EXPO GONDOMAR 2024

SE QUER POUPAR NA ENERGIA CONTACTE A ALIARTALENTOS!

Aliartalentos é uma empresa conceituada na gestão de energia e eficiência energética. O foco principal é ajudá-lo a escolher a melhor solução para o fornecimento de energia. Sérgio Soares, responsável pela criação da empresa, esteve à conversa connosco.

Fale-nos um pouco sobre a sua empresa.

O Grupo é composto por duas empresas, mas a imagem que passa é a Aliartalentos. É uma empresa dedicada à gestão de energia e eficiência energética. Temos duas vertentes, a da eficiência energética pura, somos uma empresa que está acreditada pela DGEG – Direção Geral de Energia e Geologia - e, também, pela IMPIC para executar vários tipos de obra. Começo, pelo que a maior parte das pessoas conhece, a UPAC – Unidade de Produção para Autoconsumo (Fotovoltaicos), somos instaladores acreditados a fazer esse tipo de instalações.

Na outra vertente que designo por gestão de energia, representamos diversas comercializadoras, mas o foco está no cliente. Fazemos a mediação entre as comercializadoras e as empresas, sendo mais um trabalho de consultoria, verdadeira consultoria. Não estamos preocupados se a comercializadora A, B ou C é mais bonita, faz mais publicidade ou está mais na moda, mas sim a que é melhor para o cliente. 

 

 

Qual é o público-alvo?

O nosso foco é sobretudo a indústria, embora lidemos com todo o tipo de mercado empresarial. Nas indústrias, uma das coisas que é muito importante, é que saibam o perfil de consumo que têm. Para se gerir a energia temos de conhecer o “como”, “onde”, “quando”, “a que horas”, etc. Se não soubermos todos estes parâmetros, não conseguimos gerir a energia. Para isso, é necessário fazer uma auditoria energética, para a qual estamos acreditamos. Temos um departamento técnico interno, que nos permite fazer este tipo de trabalhos.

Como é feita a gestão da comercialização energia?

No que diz respeito à comercialização, fazemos um contacto com o cliente, com o objetivo de conhecer quais os critérios base, que são importantes para o cliente. Vamos informar o cliente das diversas opções que existem para fazer um contrato de energia. A maior parte das pessoas não tem noção da diversidade de formas possíveis de o fazer um contrato de energia e é preciso explicar estas variações e estas diversas soluções que existem, para que eles possam tomar a melhor decisão. Não sou ninguém para dizer qual é a melhor solução. O objetivo é apresentar diversas soluções para que seja o cliente a tomar essa decisão. 

A nível da eficiência energética o que é que vocês fazem? E o que é que as pessoas podem lucrar com a aquisição do vosso serviço?

Mesmo na indústria, há muitos donos das empresas, muitos gerentes, muitos administradores, que se deviam debruçar um pouco mais nesta questão da eficiência energética. Atualmente, a energia tem um custo elevado no que diz respeito às despesas globais da empresa. É conhecendo bem o perfil de consumo de energia, que os empresários conseguem perceber qual é o melhor plano energético para a sua empresa. Costumo comparar isto com uma ida ao médico, quando não está tudo bem ele manda-nos fazer exames e com base nisso é que vai identificar o problema e posteriormente apresenta-nos a solução. Na energia é exatamente igual, nós somos os “médicos da energia” (risos). Os clientes dizem-nos qual é o problema e temos de fazer esses tais exames, através de uma auditoria energética, para identificar os problemas e quais as soluções que existem no mercado. 

Quando é instalado um painel fotovoltaico é possível lucrar monetariamente com esse investimento?

Sim é verdade. Afirmo categoricamente que é verdade. Está mais que comprovado que o painel fotovoltaico produz energia, a questão é o dimensionamento que vamos colocar. É preciso analisar bem, para que possamos identificar a melhor solução para os clientes. Convém conversar antes com o cliente para perceber quais são as necessidades e as preocupações, quais as suas rotinas, o que é que ele pretende naquele momento, e com base nessas informações dimensionar um sistema fotovoltaico para essas pessoas e que seja compensatório.

Quando as pessoas colocam uma UPAC (painéis fotovoltaicos) a perspetiva é que se vá reduzir a sua fatura.

É fundamental a existência destas conversas com os empresários para eles perceberem de que forma é que as coisas funcionam. Depois disto é que cada um escolhe o que é melhor para a sua empresa. 

O que é que distingue a vossa empresa?

A diferença está na preocupação com o cliente e no que é melhor para eles. Não é por acaso que o nosso lema é “A sua satisfação é o nosso sucesso”. Temos muitos clientes que nos vêm bater a porta recomendados de outros clientes, que “provaram do nosso trabalho” e nos recomendaram. 

Já participam na Expo Gondomar desde o início, qual é o objetivo? 

Na 1ª edição, quando recebi o mail a anunciar, decidi logo que queria ir. Na altura fomos os primeiros a aparecer e a querer participar. Acho que é uma forma de nos publicitarmos. O principal intuito é, sem dúvida, divulgar a nossa imagem. A festa do ano passado, quando celebramos os 10 anos na Expo, foi com o propósito de deixar a marca da nossa empresa e conseguimos, porque muita gente foi lá perguntar se não havia festa este ano. Significa que isto marcou muita gente. 

Pretendem dar continuidade à participação na Expo Gondomar?

Sim, sem dúvida. De salientar que inicialmente marcamos presença com a marca da Iberdrola associada à Aliartalentos, mas agora não representamos nenhuma marca, a única marca que queremos divulgar é a Aliartalentos. Queremos que os nossos clientes nos conheçam como Aliartalentos. 

Qual é o balanço da sua participação na Expo?

É muito positivo. Se vou com o intuito de não vender, mas sim, de divulgar, todas as pessoas que passam, olham, levam para casa os brindes e os flyers, com o nome da Aliartalentos, considero que é sempre positiva esta presença na Expo Gondomar. 

O que quer dizer aos gondomarenses?

Como mensagem final quero dizer que antes de fazerem qualquer contrato com a empresa de energia de referência, visitem a nossa loja, que está junto aos serviços da Câmara municipal de Gondomar, que vamos dar a conhecer diversas soluções para que as pessoas possam decidir o que é melhor para elas. É o desafio que coloco, que visitem a nossa loja. Tem duas meninas muito simpáticas e instruídas para apresentar diversas soluções adequadas a cada cliente. 

 

Últimas Notícias

Medieval de Rio Tinto

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: ANTÓNIO BRAZ

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ GONÇALVES

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ CONCEIÇÃO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: CRISTINA COELHO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ SILVA

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: PAULO DINIS

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: LEONARDO SOARES

16/09/2025