José Cid encheu o Multiusos de Gondomar / Direitos Reservados[/caption]
A Noite Branca de Gondomar inaugurou a celebração das Festas do Concelho 2014. Durante cerca de um mês o concelho esteve em festa e nem o mau tempo estragou os planos da romaria. O Vivacidade acompanhou os principais eventos, desde o concurso gastronómico “Hoje há Caldo de Nabos” até ao encerramento com a grandiosa procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário e dos padroeiros S. Cosme e S. Damião a percorrer as ruas de Gondomar.
Milhares de pessoas visitaram Gondomar durante o mês passado. As Festas abriram em grande com cerca de 50 mil pessoas vestidas de branco, numa noitada inédita no concelho. A iniciativa foi apenas o início do Rosário que respeitou a tradição com o já habitual concurso gastronómico “Hoje há Caldo de Nabos”, este ano realizado na Casa Branca de Gramido.
[caption id="attachment_2109" align="alignleft" width="300"]
Estrelas do Douro, Vera Cruz Madureira's e Cantinho das Manas no pódio do Caldo de Nabos / Foto: Ricardo Vieira Caldas[/caption]
O prémio de melhor Caldo de Nabos foi para o restaurante “Cantinho das Manas” e no concurso Doce D’Ouro a confeitaria “O Forninho”, de São Pedro da Cova, levou o galardão para casa. Carlos Brás, vereador do turismo da Câmara de Gondomar, agradeceu a “participação de todos” e prometeu “avaliar a possibilidade de voltar a distribuir gratuitamente o Caldo de Nabos no próximo ano”.
No dia 3 de outubro, foi inaugurada a XVI Feira das Tasquinhas, este ano com 26 coletividades a ocuparem o Mercado Municipal de S. Cosme, durante dois fins-de-semana. Durante a visita inaugural Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, e Manuel Pinto, presidente da Federação das Coletividades do Concelho de Gondomar, salientaram a adesão popular à iniciativa que serve para “reforçar o apoio económico das coletividades”. Segundo Manuel Pinto, a Feira das Tasquinhas proporciona cerca de 70 mil euros de lucro para as coletividades inscritas.
No mesmo dia, José Cid encheu o Multiusos de Gondomar para um concerto que marcou o encerramento da Tour de Verão do músico da Chamusca. José Cid apresentou temas do novo álbum, recordou músicas do passado e elogiou as “condições ideais” do pavilhão gondomarense. No final, prometeu regressar a Gondomar para um concerto solidário que irá reverter a favor de uma associação a ser escolhida pela autarquia.
[caption id="attachment_2108" align="alignleft" width="300"]
Manuel Pinto e Marco Martins inauguraram a XVI Feira das Tasquinhas / Foto: Pedro Santos Ferreira[/caption]
A 4 de outubro, a grandiosa sessão de fogo de artifício regressou ao Monte Crasto e por volta da meia-noite eram lançados os primeiros foguetes. No dia seguinte, D. José Pedreira, bispo emérito de Viana do Castelo celebrou a missa em honra de Nossa Senhora do Rosário, na Igreja Matriz de Gondomar.
No dia do feriado municipal, foi a vez de D. António Francisco, bispo da diocese do Porto, celebrar a missa em honra dos padroeiros S. Cosme e S. Damião.
As Festas do Concelho terminaram no dia 12 de outubro com a habitual procissão em honra dos santos padroeiros e de Nossa Senhora do Rosário. A chuva adiou a tradicional procissão por uma semana, mas as ruas encheram-se de milhares de pessoas para ver passar a comitiva.
Em 2015, as festividades mais aguardadas de Gondomar regressam para mais um ano de festa no concelho.