Concelho de Gondomar Destaque Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim Informação Reportagem Sociedade

Romaria do Rosário: vem aí mais de um mês de festa para todos os gondomarenses

[caption id="attachment_12151" align="alignleft" width="300"] Romaria do Rosário traz Rui Veloso e Carminho a Gondomar / Foto: Arquivo Vivacidade[/caption]

Mas nem só de gondomarenses se enchem as ruas de São Cosme. Na verdade, as Festas do Concelho, também conhecidas por Feira das Nozes, trazem milhares de pessoas a Gondomar, seja por motivos religiosos ou profanos. Este ano, os músicos Rui Veloso e Carminho são cabeças de cartaz. 

De 1 de setembro até 14 de outubro, as principais ruas de Gondomar (São Cosme) vão receber milhares de visitantes no âmbito das Festas do Concelho. Para o efeito, a Câmara Municipal de Gondomar e a Confraria de São Cosme e São Damião e Nossa Senhora do Rosário prepararam um vasto programa profano e religioso para todos os gostos e idades.

À cabeça, o músico portuense Rui Veloso, que atua no dia 5 de outubro, na Via Direcional, e a fadista Carminho, no dia 12 de outubro, no Largo do Souto, prometem ser as atrações principais desta edição. No entanto, entre as novidades destaca-se o 23.º Desfile Nacional do Traje Popular Português, no dia 15 de setembro, na Av. 25 de Abril, uma iniciativa da Federação do Folclore Português, que irá realizar-se, pela primeira vez, em Gondomar.

Por outro lado, repetem-se outras iniciativas como a Noite Branca de Gondomar (1 de setembro), o Merend'Ouro (8 e 9 de setembro), o Artesanato D'Ouro (26 a 30 de setembro), o Festival Internacional de Música de Plectro (29 de setembro) e a tradicional Feira das Tasquinhas, que promete atrair milhares de pessoas durante dois fins de semana (4 a 8 de outubro e 12 a 14 de outubro), no Mercado Municipal de São Cosme.

Está também previsto, no dia 4 de outubro, um concerto da Orquestra Sinfónica da Casa da Música, no Largo do Souto, que preparou um espetáculo único para a Feira das Nozes.

Os músicos Júlio Resende e Júlio Machado Vaz também vão protagonizar um espetáculo único no dia 12 de setembro, pelas 21h30, no Auditório Municipal de Gondomar. A Grandiosa Sessão de Fogo de Artíficio está prevista para as 23h45, no dia 6 de outubro.

Do programa religioso, destacam-se ainda as visitas do bispo da Diocese do Porto, D. Manuel Linda, no dia 8 de outubro, e do bispo emérito da Diocese de Beja, António Vitalino, no dia 7 de outubro.

Destaque ainda para a Conferência dos Padroeiros, no dia 3 de outubro, dedicada ao tema "Santus Cultus", que será moderada pelo cónego José Paulo Abreu, vigário-geral da Arquidiocese de Braga, no Auditório Municipal de Gondomar. A Grandiosa Procissão de louvor a Nossa Senhora do Rosário e aos padroeiros São Cosme e São Damião acontece no dia 8 de outubro, pelas 16h, com partida da Igreja Matriz de Gondomar. 

"Queremos manter o lado tradicional da romaria" Ao nosso jornal, Luís Filipe Araújo, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Gondomar, destaca a aposta na tradição, "presente em diversas iniciativas" que constam da programação oficial do evento.

"Existe, obviamente, um lado mais comercial das festas, suportado pelos artistas principais, mas não se esgota aí. Queremos manter o lado tradicional da romaria, porque as Festas do Concelho não podem ser só um arraial. O facto de sermos a última romaria do norte do país ainda é uma marca muito forte destas festas e é precisamente isso que arrasta milhares de pessoas até Gondomar", refere o autarca.

Sem adiantar valores, o vice-presidente do Município de Gondomar confirma que nesta edição o orçamento é "ligeiramente superior" ao do ano passado.

Por sua vez, Francisco Ascensão, presidente da Confraria São Cosme e São Damião e Nossa Senhora do Rosário, mostra-se satisfeito com a simbiose criada na organização do evento e com os resultados alcançados nas últimas edições da Romaria do Rosário. "Este ano, o bispo do Porto estará connosco. Além disso, a Semana dos Padroeiros também merece destaque, porque vamos contar com um convidado especialista no culto dos santos", acrescenta o confrade.

Programa religioso e cultural 16 de setembro Igreja Matriz de Gondomar, 11h Missa Solenizada, presidida por Rev. Padre António Pojeira, Sup. Padres Capuchinhos de Gondomar

26 de setembro Igreja Matriz de Gondomar, 21h30 Solene Concelebração, sendo pregador o Rev. Padre Antonino Sousa 

29 de setembro Igreja Matriz de Gondomar, 21h30 Missa em honra de S. Miguel e Almas

3 de outubro Auditório Municipal de Gondomar, 21h30 Conferência dos Padroeiros Tema: “Santus Cultus”, Cónego José Paulo Abreu, Vigário Geral da Arquidiocese de Braga

5 de outubro Igreja Matriz de Gondomar, 10h Missa pelos Romeiros e Emigrantes do concelho

7 de outubro Igreja Matriz de Gondomar, 11h Solene Concelebração em Honra e Louvor a Nossa Senhora do Rosário, presidida por António Vitalino, bispo emérito da Diocese de Beja

8 de outubro Igreja Matriz de Gondomar, 10h Solene Concelebração em Honra e Louvor aos nossos Padroeiros São Cosme e São Damião, presidida por Manuel Linda, bispo da Diocese do Porto.

Gondomar (São Cosme), 16h Solene Procissão em Honra e Louvor aos nossos Padroeiros São Cosme e São Damião e a Nossa Senhora do Rosário

14 de outubro Igreja Matriz de Gondomar, 11h Missa solene em honra e louvor dos padroeiros São Cosme e São Damião e de Nossa Senhora do Rosário Solenidade de Encerramento das Festas Litúrgicas, presidida pelo Senhor Reverendo Padre Alípio Barbosa, Pároco de São Cosme de Gondomar

Últimas Notícias

As marcas do 25 de Abril e a importância dos 50 anos do fim da ditadura e da conquista da liberdade

22/04/2024

Rancho Regional de Fânzeres celebra 45 anos

22/04/2024

Entrevista a Pinto da Costa

19/04/2024

Entrevista a Nuno Lobo

19/04/2024

Entrevista a André Villas-Boas

19/04/2024

39ª EDIÇÃO DO FETAV COMEÇA A 6 DE ABRIL

2/04/2024

Universidade Sénior de Gondomar já é maior de idade

27/03/2024

CMOS COMEMORA PRIMEIRO ANO E BATE RECORDE NO TEMPO DE DESPACHO DE MEIOS

26/03/2024