Concelho de Gondomar Informação Rio Tinto Sociedade

Rio Tinto acolhe primeiro grupo de "escoteiros" em Gondomar

[caption id="attachment_12035" align="alignleft" width="300"] O primeiro grupo de Escoteiros abriu em Rio Tinto / Foto: Direitos Reservados[/caption]

No dia 30 de junho, abriu, em Rio Tinto, o primeiro grupo de Escoteiros da Associação de Escoteiros de Portugal. A coletividade defende um escotismo sem religião, credo ou partido, diferenciando, assim, o escotismo do escutismo.

A Associação de Escoteiros de Portugal (AEP) escolheu a cidade de Rio Tinto para criar o seu primeiro grupo de escoteiros (não confundir com escuteiros) em Gondomar. A diferença é fácil de explicar, a AEP propõe-se a defender um escotismo que não distinga religião, credo ou partido. O grupo em formação iniciou as suas atividades no campo-escola, junto à ETAR do Meiral, contando desde já com mais de 30 jovens com idades entre os seis e os 21 anos e 14 adultos. De acordo com a organização, o objetivo passa por "realizar já o seu primeiro acampamento no início do próximo mês". Contudo, em comunicado, a AEP esclarece que este grupo de Rio Tinto pretende ser "um complemento à oferta já existente no concelho", tendo em conta os diversos grupos de escuteiros católicos. Por agora, o grupo em formação de Rio Tinto vai ficar sediado no antigo horto municipal, espaço cedido pela Câmara Municipal de Gondomar. As atividades têm lugar aos sábados das 15h30 às 19h, na Travessa do Meiral, junto à ETAR.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025