Concelho de Gondomar Fânzeres e S. Pedro da Cova Informação Política

Resíduos perigosos de S. Pedro da Cova quantificados “ainda este ano”

[caption id="attachment_8155" align="alignleft" width="300"]Remoção Resíduos Perigosos - outubro 2016 A União das Freguesias continua a lutar pela remoção total / Foto: Arquivo Vivacidade[/caption]

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) revelou, no dia 18 de outubro, que vai dar início “ainda este ano” ao processo para “apuramento exato” da quantidade de resíduos das antigas minas de São Pedro da Cova.

Em comunicado, a CCDR-N, entidade que entre outubro de 2014 e maio de 2015 liderou a primeira empreitada de remoção de resíduos, aponta que “dará início este ano ao processo de apuramento exato da quantidade de resíduos remanescentes nas antigas minas”, num processo que envolve a realização de sondagens no terreno.

Recorde-se que ao longo dos anos foi avançado que existiriam 88 mil toneladas de resíduos, mas o caderno de encargos do concurso público feito com vista à remoção alude a 105.600 toneladas. Contudo, a 21 de abril do ano passado, foi confirmado que existem mais resíduos, pelo que se teria de avançar com uma “segunda fase de remoção”.

Assim, a CCDR-N compromete-se a trabalhar no “apuramento exato da quantidade de resíduos remanescentes”, prevendo a colaboração do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

"A quantificação dos resíduos ainda existentes é uma das etapas para a resolução definitiva deste passivo ambiental. Em causa está o encontro de uma solução para os resíduos industriais", lê-se no comunicado.

Face à decisão da CDDR-N, a União das Freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova “reafirma a sua determinação na luta pela total remoção dos resíduos perigosos e pela requalificação da área afetada”.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025