Concelho de Gondomar Destaque Informação Sociedade Últimas

Redução das facturas da água com início adiado

DR

No mês de julho do ano transato e na tentativa de tentar solucionar este problema existente no concelho de Gondomar, o executivo autárquico, liderado por Marco Martins realizou um acordo com a empresa Águas de Gondomar, para em janeiro de 2022 reduzir 16% na fatura dos gondomarenses. No entanto, a redução não irá ocorrer em janeiro, como anteriormente divulgado.

Ao VivaCidade, Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar garante que, apesar desta redução não decorrer como inicialmente previsto em Janeiro, por causa de problemas burocráticos, a “Decisão não irá ser afetada” e reforça que irá acontecer ainda no primeiro semestre de 2022.

“A responsabilidade é das empresas AdG e da situação conjuntural provocada pela pandemia. Esta situação tem a ver sobretudo com as dificuldades na operacionalização com a banca e a responsabilização da divida, portanto vão ser infelizmente mais dois ou três meses, por mim gostaria que tivesse sido ontem, mas ultrapassa aquilo que é a nossa capacidade de decisão”, explica Marco Martins.

Marco Martins refere ainda que, junta- mente com a vereadora Ana Luísa, colocaram a questão se os gondomarenses iriam ser compensados nas facturas por este atraso, “Mas não obtivemos resposta, no entanto iremos fazer de tudo para que haja uma compensação”, para concluir o autarca acrescenta ainda o seguinte, “Já agora refiro que, a Câmara já tomou duas decisões relevantes, tendo em conta que não fizemos e já devíamos ter feito a atualização do preço da água para 2022, daquilo que é o aumento normal da inflação e decidimos mais uma vez, tal como em 2020 e 2021, que não iremos atualizar a taxa de resíduos. Portanto, o que deveria ter subido 5% na fatura da água dos gondomarenses, não subiu, e a Câmara irá assumir o défice deste valor”.

Contactado pelo VivaCidade, Jaime Martins, responsável da empresa referiu o seguinte: “Confirmamos a existência de Memorando de Entendimento com o Município com vista a uma redução da trajetória tarifária nos 1º e 2º escalões tarifas domésticas de Água. Apesar de ser um processo muito burocrático, estamos a concertar esforços para que esta redução se concretize tão rapidamente quanto possível”. ■

Últimas Notícias

39ª EDIÇÃO DO FETAV COMEÇA A 6 DE ABRIL

2/04/2024

Universidade Sénior de Gondomar já é maior de idade

27/03/2024

CMOS COMEMORA PRIMEIRO ANO E BATE RECORDE NO TEMPO DE DESPACHO DE MEIOS

26/03/2024

EUROBOL TRAZ A GONDOMAR VÁRIAS EQUIPAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

26/03/2024

Walking Football um desporto que combate o isolamento

26/03/2024

RAMMWERK: TRIBUTO À BANDA RAMMSTEIN

25/03/2024

RALI DE GONDOMAR REGRESSA NO PRÓXIMO MÊS

25/03/2024

Câmara de Gondomar tomou posse do Cemitério da Triana

13/03/2024