Concelho de Gondomar Destaque Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim Informação Reportagem Sociedade

Quinzena da Economia: Multiusos vai receber Expo Gondomar e Ourindústria no espaço de 12 dias

[caption id="attachment_16957" align="alignleft" width="300"]Quinzena da Economia - abril 2019 O Multiusos de Gondomar vai receber dois dos maiores eventos do concelho num espaço de 12 dias / Foto: Arquivo Vivacidade[/caption]

A Câmara Municipal de Gondomar decidiu unir, no espaço de duas semanas, dois dos maiores eventos da economia gondomarense, no Pavilhão Multiusos. Assim, entre os dias 10, 11 e 12 de maio, terá lugar a Expo Gondomar e entre os dias 18 e 21 de maio decorrerá o Ourindústria.

A Expo Gondomar e a Ourindústria estão de volta ao Pavilhão Multiusos no próximo mês. Ambos os eventos, representam uma mostra da atividade económica gondomarense e visam promover o que produtos e serviços de referência do nosso concelho.

A principal novidade desta edição prende-se com uma aposta do Município na concentração das duas iniciativas num espaço de 12 dias, que resulta na criação da Quinzena da Economia.

“Uma vez que nós, a pedido dos ourives, alteramos a data da Ourindústria para maio, acabou por surgir a ideia de juntarmos este evento à Expo Gondomar, sendo alguns recursos alocados válidos para as duas iniciativas. A título exemplificativo, o equipamento de som já será só um e o seu aluguer ficará mais barato. A ideia foi mesmo essa, gerar poupanças e sinergias entre os recursos alocados”, afirma Carlos Brás, vereador do Desenvolvimento Económico do Município de Gondomar.

Diferenças, apenas nos stands e no público-alvo de cada evento. A Expo Gondomar dedica-se ao tecido empresarial local e promete ser o espelho da atividade concelhia que assenta, essencialmente, em comércio e serviços. Por sua vez, a Ourindústria mantém-se um certame dedicado ao setor da ourivesaria.

“Estes eventos têm públicos distintos e diferenciados, mas o objetivo é convidar as pessoas a visitar os produtos de Gondomar, desde a agricultura aos serviços, passando também pelo comércio e indústria. Foi uma decisão nossa congregar os dois eventos. Assumimos esse risco, sendo que esta edição vai servir para avaliar se conseguimos rentabilizar este modelo. No final faremos o balanço”, acrescenta o autarca.

Expo Gondomar mantém formato da edição anterior Pelo segundo ano consecutivo, a Expo Gondomar - que terá este ano a sua 4ª edição - volta a dividir-se por três dias: 10, 11 e 12 de maio. A abertura do evento está prevista para o dia 10 de maio, pelas 14h30. Do programa de animação constam os nomes do músico José Malhoa, que irá atuar no primeiro dia do evento, pelas 21h30. Um dia depois, sobe ao palco a dupla Nelo Silva & Cristiana, pelas 20h30, numa lógica de aposta “em artistas da terra, tal como o evento exige”.

Ao nosso jornal, Carlos Brás salienta ainda “a necessidade de voltar a instalar uma tenda para alojar um maior número de empresas, o crescimento dos expositores com mais um metro de frente e a realização de debates e conferências em torno do setor económico e empresarial”.

“Vamos ter algumas estreias e tivemos também algumas desistências. É normal que assim seja. Contudo, temos tido um feedback muito positivo sobre este evento e esperamos que ele venha a atingir outra dimensão a médio prazo. Recordo que esta é a 4ª edição e o Multiusos de Gondomar já não chega”, refere o vereador.

Refira-se que a entrada na Expo Gondomar conta com uma vasta programação própria e a entrada é gratuita.

Ourindústria foca-se nos profissionais e passa a realizar-se durante a semana Por sua vez, a Ourindústria vai ocupar a nave central do Multiusos entre os dias 18 e 21 de maio, sendo esta a primeira vez que o evento terá lugar a uma segunda e terça-feira, 20 e 21 de abril, respetivamente.

“Essa será a principal novidade desta edição. A par dessa novidade, voltamos a apostar na internacionalização dos nossos produtores, porque queremos assumir-nos como uma feira, essencialmente, de produtores. É isso que devemos mostrar a quem nos visita. Posso garantir que vamos ter convidados internacionais que nos irão visitar durante esta edição”, garante Carlos Brás.

Outra novidade será a presença do maior coração de filigrana do mundo, peça que fez furor na Bolsa de Turismo de Lisboa 2019, no Parque das Nações, além da “Rota da Filigrana”, produto turístico do Município de Gondomar.

A Ourindústria está aberta ao público no dia 18 de maio, entre as 21h e as 23h, e no dia 19 de maio, entre as 14h e as 20h. A entrada é livre.

CINDOR e AORP querem afirmar Gondomar como um “núcleo de produção de ourivesaria qualificado e diferenciado”

A Ourindústria volta a contar com os apoios do Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria (CINDOR) e da Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP).

Eunice Neves, diretora do CINDOR, considera o certame “uma montra, por excelência, do que melhor se faz no setor da Ourivesaria em Portugal”. “A Ourindústria nasceu literalmente nos corredores do CINDOR, que acolheu as primeiras edições, pelo que estamos intrinsecamente ligados a esta mostra do saber fazer da indústria da ourivesaria e da joalharia. E, claro, enquanto parceiros na organização do evento, não poderíamos estar mais empenhados em potenciar a visibilidade e dinamização do setor”, refere.

Ao Vivacidade, a responsável pela única escola de formação profissional de ourivesaria do país, assinala ainda a “crescente dimensão internacional da Ourindústria, consequência natural do processo de internacionalização do setor, que muitas das nossas empresas têm protagonizado tão bem”.

Para Fátima Santos, secretária-geral da AORP, o evento “pretende afirmar Gondomar como um núcleo de produção de ourivesaria qualificado e diferenciado”.

“Entendemos que o Município de Gondomar tem desenvolvido um trabalho sério de apoio ao crescimento da ourivesaria no concelho. O projeto ‘Rota da Filigrana’ serviu como âncora para o crescimento de reputação e visibilidade do setor, dentro e fora de portas. Sendo um dos setores de maior tradição em Portugal, a ourivesaria portuguesa está a atravessar uma fase de renovação e crescimento. Em termos de número de empresas e volume de negócios, Gondomar assume a liderança, e como tal, é muito relevante”, conclui a responsável da AORP.

Programação Expo Gondomar 2019 10 de maio 9h30 – Conferência “Competitividade Empresarial 20/30” 14h – Inauguração 21h30 – Concerto José Malhoa, no parque exterior do Multiusos 23h – Encerramento

11 de maio 14h – Abre Expo Gondomar 21h30 – Desfile de Moda Expo Gondomar, na Sala D’Ouro 23h - Encerramento

12 de maio 14h – Abre Expo Gondomar 16h – Miss Gondomar, na Sala D’Ouro 19h – Cerimónia Encerramento Expo Gondomar

Programação Ourindústria 2019 18 de maio 15h – Abertura 18h – Conferência “Caminhos para a internacionalização” 21h30 – Desfile de Jóias 22h15 – Cerimónia de Entrega dos Troféus Originalidade – Inovação/Criatividade

19 de maio 14h/20h – Aberto ao público

20 de maio 10h/20h – Só para profissionais

21 de maio 10h/18h – Só para profissionais 16h – Entrega de certificados de participação 18h - Encerramento

Últimas Notícias

As marcas do 25 de Abril e a importância dos 50 anos do fim da ditadura e da conquista da liberdade

22/04/2024

Rancho Regional de Fânzeres celebra 45 anos

22/04/2024

Entrevista a Pinto da Costa

19/04/2024

Entrevista a Nuno Lobo

19/04/2024

Entrevista a André Villas-Boas

19/04/2024

39ª EDIÇÃO DO FETAV COMEÇA A 6 DE ABRIL

2/04/2024

Universidade Sénior de Gondomar já é maior de idade

27/03/2024

CMOS COMEMORA PRIMEIRO ANO E BATE RECORDE NO TEMPO DE DESPACHO DE MEIOS

26/03/2024