Informação Política

“Pulmão verde” para Gondomar, Paredes e Valongo

[caption id="attachment_1890" align="alignleft" width="300"]Serra Serras de Pias, Castiçais e Santa Justa pertencem a Gondomar, Paredes e Valongo[/caption]

As câmaras de Gondomar, Paredes e Valongo, querem, através das serras e espaços verdes comuns, constituir o "Pulmão Verde da Área Metropolitana do Porto", um projeto que teve inicio no dia 9 de abril, com a formalização de um grupo de trabalho.

Anfitriã da primeira reunião de trabalho a Câmara de Valongo explicou, em comunicado que "o projeto Pulmão Verde será desenvolvido pelas três autarquias para promover a qualidade das serras, vales, rios e aldeias com um enorme potencial em termos ecológicos, turísticos e desportivos". Gondomar, Paredes e Valongo partilham o território das serras de Pias, Castiçais e Santa Justa, área que está incluída na Rede Natura. As autarquias enfatizam o "vasto património cultural paisagístico e geológico" do seus territórios, e dizem que "assim que estiver definido, o projeto 'Pulmão Verde' será apresentado no Conselho Metropolitano do Porto e na Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte [CCDR-N], para que possa ser candidatado aos fundos comunitários do próximo Quadro Comunitário de Apoio".

Marco Martins quer criar trilhos turísticos

“Havia a necessidade de articular entre as três autarquias, a vontade de ter um projeto comum. Tivemos várias reuniões e decidimos divulgá-las agora. Estamos a preparar um conjunto de ações e de medidas que levem à criação de trilhos, à organização do território e, aproveitando a classificação da Rede Natura 2000 que abrange grande parte daquelas serras, poder obviamente com isso poder ir buscar alguns recursos comunitários do próximo Quadro 2014-2020”, explica ao Vivacidade, Marco Martins.“No fundo isto também vem na sequência daquilo que era uma das linhas orientadoras da campanha, na questão do Gondomar mais vivo e no aproveitamento dos recursos naturais”, acrescenta ainda. “A ideia é fazer vários trilhos para fazer um ordenamento daquelas serras sobre o ponto de vista ambiental e turístico”, finaliza.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025