O Passadiço de Gramido, também conhecido como Passadiço do Polis, um percurso pedonal na margem do rio Douro que liga Gramido, em Valbom, Gondomar, ao Palácio do Freixo, no Porto, vai ser prolongado até Marecos, em Jovim. O procedimento para a execução da obra foi aprovado hoje, dia 4, em reunião de Câmara, que decorreu de forma descentralizada na Foz do Sousa, na Junta de Freguesia.
O novo trecho do percurso pedonal, com uma extensão de 3,45 quilómetros, junto à Estrada Nacional 108, que liga o Porto a Entre-os-Rios, em Penafiel, será constituído por passadiço, caminhos de ligação à Estrada Nacional 108, abrigos, zonas de paragem e descanso, zonas de ginástica e parques para bicicletas. Será ainda instalado mobiliário urbano informativo nas extremidades do prolongamento do passadiço. Uma vez concluído, o novo percurso deverá estender-se entre a Pousada do Freixo e Marecos, numa extensão de cerca de sete quilómetros
A empreitada tem um custo estimado de 6,1 milhões de euros e um prazo de execução de 18 meses, vem dar continuidade ao percurso já existente, que se inicia na margem direita do rio Douro, junto do Palácio do Freixo, e termina na proximidade da Casa Branca de Gramido, em Valbom.
Tem como propósito melhorar a qualidade de vida dos munícipes com a promoção e valorização de um espaço verde nos terrenos adjacentes ao rio Douro, fomentando atividades de caráter desportivo, lúdico, recreativo e de educação ambiental, são alguns dos objetivos desta intervenção, que vem dar continuidade à política de valorização da zona ribeirinha que tem vindo a ser adotada pelo Município de Gondomar, que já investiu cerca de 30 milhões de euros na reabilitação e construção de parques urbanos e zonas de lazer.