
A Ornishow 2016, a maior exposição de aves do país, regressou a Covelo, pelo segundo ano consecutivo, entre os dias 11 e 13 de novembro. A mostra juntou 3700 aves. A 21ª edição da Ornishow, a primeira com a chancela da Confederação Internacional Ornitológica, teve um decréscimo no número de aves em exposição. Em Covelo, estiveram 3700 aves, expositores, criadores, patrocinadores e curiosos.
A exposição premiou os criadores nas categorias “Prestígio”, “Coração D’Ouro”, “Super 8” e nos troféus “Manuel Pinto Gonçalves” e “Clube Llarguet”.
Recorde-se que a Ornishow 2016 foi organizada pelo Clube Ornitológico de Gondomar, o Centro Ornitológico do Porto e o Clube Independente Ornitológico de Matosinhos
Exposição muda-se para Fânzeres em 2017 “A boa notícia desta edição é que no próximo ano vamos mudar-nos para o Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Fânzeres”, afirmou Amílcar Dias, em declarações ao Vivacidade. Segundo o presidente da direção do COG, a garantia foi dada por Sandra Almeida, vereadora do Desporto da Câmara de Gondomar.
“Para nós é uma mudança muito necessário porque em Covelo estamos demasiado perto do rio e há muita humidade que prejudica as aves em exposição. Além disso, aqui estamos afastados do nosso público”, lamentou o organizador da Ornishow.