Concelho de Gondomar Cultura Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim Informação

Orfeão de Gondomar festejou 100.º aniversário na Biblioteca Municipal

[caption id="attachment_9833" align="alignleft" width="300"]Orfeão de Gondomar - maio 2017 Elementos da direção do Orfeão de Gondomar / Foto: Pedro Santos Ferreira[/caption]

O Orfeão de Gondomar promoveu uma sessão solene comemorativa do 100.º aniversário da sua fundação, no dia 29 de abril, no auditório da Biblioteca Municipal de Gondomar.

Após 100 anos a cantar por Gondomar, o Orfeão de Gondomar juntou, no auditório da Biblioteca Municipal de Gondomar, associados e dirigentes para comemorar a efeméride da fundação.

A iniciativa serviu também para distinguir os sócios e coralistas mais antigos do Orfeão, bem como Emiliano Toste, antigo maestro da coletividade, que proferiu uma palestra subordinada ao tema “A polifonia vocal na tradição”.

“O 100.º aniversário desta coletividade só vem confirmar a nossa responsabilidade para com o concelho de Gondomar. Além disso, obriga-nos a ter ainda mais atenção ao futuro”, afirma José Rodrigues, presidente da direção do Orfeão de Gondomar.

Na sessão solene marcaram presença Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, José António Macedo, presidente da União das Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim, e Manuel Pinto, presidente da Federação das Coletividades do Concelho de Gondomar.

De resto, o presidente do Município de Gondomar lançou ao Orfeão um novo desafio, produzir uma monografia que retrate os 100 anos de história da coletividade, disponibilizando para o efeito técnicos especializados da Câmara de Gondomar.

Durante a cerimónia, tiveram lugar três momentos musicais. “Temos feito um trabalho muito válido com grande sacrifício e empenho” Ao nosso jornal, Manuel Ferreira, vice-presidente do Orfeão de Gondomar, salienta o percurso “de mérito” da associação cultural fundada a 10 de janeiro de 1917.

“Temos feito um trabalho muito válido com grande sacrifício e empenho. Se não forem instituições como esta a projetar os elementos da nossa identidade local, não existe futuro”, afirmou Manuel Ferreira, que presidiu o Orfeão de Gondomar durante 32 anos.

Refira-se que o Orfeão de Gondomar recebeu, em 1997, a Medalha de Mérito do Município – Grau Ouro. A coletividade conta ainda com diversas participações em Encontros de Coros e Saraus Culturais em Portugal e Espanha.

O Orfeão de Gondomar tem, atualmente, em atividade o Grupo de Cantares Tradicionais “Canto D’Ouro” de Gondomar, o Grupo Coral Sénior, o Grupo Coral Infantil e o Grupo Coral Juvenil.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025