Opinião Vozes da Assembleia Municipal

O NOSSO PROPÓSITO SÃO OS GONDOMARENSES!

Os Gondomarenses participaram ativamente na maior intervenção de vacinação até hoje efetuada a nível mundial, que assentou na administração e na inoculação diária de mais de 30 milhões de vacinas contra a COVID-19, sendo que a sua eficácia e segurança permitiram progressivamente a reabertura da economia mundial. Conseguimos acompanhar o esforço de vacinação a nível mundial, mas fizemos ainda mais, superamos os objetivos de cobertura vacinal nacional contra a COVID-19. No início de setembro, Gondomar tinha mais de 87% da população residente com o esquema vacinal completo, representando a população elegível com idade superior a 12 anos.

O sucesso destes dados deve-se à capacidade de organização, planeamento e liderança a nível Nacional, mas também ao indispensável apoio das estruturas de saúde competentes de Gondomar, que souberam mobilizar e motivar os profissionais de saúde destacados para esta tarefa. Contudo, nada teria sido viável sem a adesão e sem o envolvimento da Autarquia e População que compreenderam a importância da vacinação e dos seus benefícios para a recuperação sanitária, social e económica do concelho.

O contributo de um modelo de planeamento e de organização que soube, sobretudo, criar condições e soluções que facilmente envolviam a população, investindo na acessibilidade, no alargamento de horários, na desburocratização de procedimentos e na simplificação de medidas que estabeleceram critérios claros e uniformes. A população entendeu, anuiu, participou e cumpriu.

De momento é imperativo que os Gondomarenses maiores de 65 anos, sendo a população mais vulnerável, sejam vacinados com a dose de reforço da vacina Covid 19 e a vacina da gripe, que podem ser administradas simultaneamente (Co-Vacinação), de modo a garantir que a pandemia não seja uma ameaça permanente e se alcance a proteção de todos.

Porque a Saúde tem um patamar superior, vamos concentrar e rentabilizar esforços para envolver o nosso concelho neste compromisso de melhoria da saúde de todos os que aqui vivem, estudam e trabalham.

Porque o nosso propósito são os Gondomarenses!

Últimas Notícias

As marcas do 25 de Abril e a importância dos 50 anos do fim da ditadura e da conquista da liberdade

22/04/2024

Rancho Regional de Fânzeres celebra 45 anos

22/04/2024

Entrevista a Pinto da Costa

19/04/2024

Entrevista a Nuno Lobo

19/04/2024

Entrevista a André Villas-Boas

19/04/2024

39ª EDIÇÃO DO FETAV COMEÇA A 6 DE ABRIL

2/04/2024

Universidade Sénior de Gondomar já é maior de idade

27/03/2024

CMOS COMEMORA PRIMEIRO ANO E BATE RECORDE NO TEMPO DE DESPACHO DE MEIOS

26/03/2024