[caption id="attachment_12906" align="alignleft" width="300"]Natal - dezembro 2018 Em Rio Tinto, a chegada do Pai Natal fez as delícias dos mais novos / Foto: Pedro Santos Ferreira[/caption]

Desde o início deste mês que Gondomar está imbuído no espírito natalício. São diversas as iniciativas já realizadas, desde a inauguração das luzes de Natal à chegada do Pai Natal a Rio Tinto. Em Fânzeres e São Pedro da Cova houve circo para os mais novos e em Baguim do Monte há um apelo à solidariedade da população.

A Associação das Donas de Casa de Gondomar deu o mote para mais uma época natalícia, no dia 4 de dezembro, com a tradicional inauguração do presépio de Natal nos Paços do Concelho, abrilhantada com a participação do Orfeão de Gondomar.

No mesmo dia, após o pequeno concerto no átrio da Câmara de Gondomar, Marco Martins, edil gondomarense, ligou as luzes de Natal nas principais ruas de Gondomar (São Cosme), com especial destaque para a árvore situada junto ao Largo do Souto.

De resto, o Município está também a dinamizar, em paralelo, a iniciativa Neste Natal Compre + Local, medida de incentivo ao comércio tradicional, em conjunto com o concurso Montra+, uma votação que decorre no Facebook e que visa eleger a melhor montra comercial do concelho. O concurso vai premiar as três montras mais votadas até ao dia 6 de janeiro, data em que encerra também a campanha Neste Natal Compre + Local.

Em Rio Tinto, foi a Junta de Freguesia que surpreendeu a população, no dia 15 de dezembro, com a chegada do Pai Natal, renas e trenó à Quinta das Freiras. O homem rechonchudo, de longas barbas brancas, fato e gorro vermelho fez as delícias dos mais novos durante dois dias e recebeu de braços abertos todos os que fizeram questão de o cumprimentar.

Na freguesia riotintense é também possível visitar a maior exposição de sempre [43] do concurso de Árvores de Natal Solidárias, no Largo do Mosteiro.

Em Fânzeres e São Pedro da Cova, a Junta de Freguesia local tem dinamizado diversas iniciativas pelas escolas deste território. No total, realizaram-se 19 espetáculos circenses nos jardins de infância e escolas do 1.º ciclo, num universo de 1200 alunos.

A par destes espetáculos, tiveram ainda lugar as Festas de Natal do Movimento Sénior, com cerca de 600 participantes, primeiro em São Pedro da Cova e depois em Fânzeres.

A autarquia previu ainda a promoção das tradicionais Oficinas de Natal, para compensar o período de pausa letiva.

Por sua vez, em Baguim do Monte, a Junta de Freguesia mostra-se solidária com os mais carenciados e está a desafiar a população a entregar vestuário, calçado e brinquedos que já não necessite. As peças podem ser entregues no edifício da Junta de Baguim do Monte.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025