Cultura Informação

Museu Mineiro inaugurou exposição ‘As Aventuras de Júpiter’

[caption id="attachment_2465" align="alignleft" width="300"]O utensílio romano vai estar em destaque na exposição / Direitos Reservados O utensílio romano vai estar em destaque na exposição / Direitos Reservados[/caption]

No dia 10 de maio, o Templo Capitolino de Sbeitla abriu as portas à inauguração da exposição ‘As Aventuras de Júpiter’, do Museu da Lucerna de Castro Verde.

‘Júpiter’ está em S. Pedro da Cova e abriu portas aos curiosos até 31 de julho. A figura central da exposição é o ponto de partida para abordar temas como as lendas fundacionais de Roma e a expansão do Império Romano, sob a égide do Pai dos Deuses.

A exposição do Museu da Lucerna de Castro Verde, detentor da maior coleção de lucernas romanas provenientes do mesmo local arqueológico em todo o mundo, baseia-se nas interpretações iconográficas de alguns exemplares de lucernas romanas de temática mitológica, provenientes de Santa Bárbara dos Padrões.

A par da exposição, também será possível observar uma lucerna em funcionamento. O Museu Mineiro preparou ainda uma atividade didática para o público escolar, que visa explorar a temática mitológica da exposição.

As centenas de lucernas foram descobertas em Santa Bárbara de Padrões, em Castro Verde, e remontam ao século I.

O que é uma lucerna? Utensílios romanos de iluminação, que utilizavam o azeite como combustível e que apresentam decorações dos mais variados motivos.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025