A campanha solidária de esterilização de animais de companhia decorre de 3 de outubro a 3 de novembro e é destinada aos cidadãos residentes no concelho que sejam proprietários de cães e gatos com mais de seis meses de idade. O controlo das populações de animais e o seu bem-estar é um dos grandes objetivos da ação que pretende, ainda, sensibilizar para a problemática do abandono, além de promover a saúde pública.
As candidaturas devem obedecer a alguns critérios. Juntamente com o formulário corretamente preenchido – disponibilizado no site do município – os munícipes devem apresentar comprovativo de residência no concelho; documento de identificação do animal de companhia (DIAC) com registo em Gondomar e devidamente atualizado; cópia do boletim sanitário com a vacina antirrábica válida (canídeos), caso esta não esteja presente no DIAC; e comprovativo de licenciamento válido (canídeos).
Para este efeito, o atendimento presencial no Centro de Recolha Oficial de Animais de Gondomar (CROAG) será realizado por sistema de senhas, às segundas e quartas-feiras das 9.30 horas às 12 horas, e limitado a doze agendamentos em cada período referido. No momento da candidatura é fornecido ao munícipe um comprovativo de entrega da mesma, sendo posteriormente contactado após análise dos documentos.
A segunda fase da campanha de esterilização solidária de animais de companhia é a resposta do município à elevada procura que a iniciativa teve entre os meses de abril e junho de 2022.
Pode consultar todas as informações aqui, bem como o formulário: https://www.cm-gondomar.pt/eventos/campanha-de-esterilizacao-de-animais-de-companhia/