Concelho de Gondomar Informação Política

Município procura alternativa ao glifosato

[caption id="attachment_7172" align="alignleft" width="300"]Gondomar está a procurar uma alternativa ao herbicida em utilização / Foto: Direitos Reservados Gondomar está a procurar uma alternativa ao herbicida em utilização / Foto: Direitos Reservados[/caption]

A Câmara Municipal de Gondomar está à procura de um herbicida alternativo ao que é atualmente utilizado pela empresa Rede Ambiente. A medida surge após a polémica utilização do glifosato.

O glifosato, um herbicida que a Organização Mundial de Saúde identificou como uma substância “provavelmente cancerígena”, é utilizado pela esmagadora maioria das autarquias. A notícia avançada pelo “Diário de Notícias” a 1 de maio, após um inquérito realizado pelo Bloco de Esquerda, deu conta de 89 municípios que utilizam o herbicida, entre eles Gondomar.

Ao Vivacidade, José Fernando Moreira, vereador do Ambiente, justifica a aplicação do herbicida pela “ruralidade do Alto Concelho”. “Em Gondomar temos freguesias muito rurais que são férteis no crescimento rápido de ervas daninhas. Uma das formas que encontramos para combater com eficácia esses infestantes foi através da utilização de um herbicida que contém glifosato. Contudo, nos últimos dias levantou-se uma polémica nacional que alerta para a perigosidade dessa substância e isso preocupou-nos. Assim sendo, vamos diminuir a utilização desse herbicida ao mínimo possível e estamos já a procurar alternativas mais ecológicas que não ponham em causa a saúde das pessoas e dos animais”, esclareceu o vereador da Câmara de Gondomar.

Em 2014, o Município aplicou quatro mil litros de herbicida e, em 2015, reduziu a utilização da substância para os 2500 litros.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025