Informação Política

Município preocupado com qualidade da água nas praias

A Câmara Municipal de Gondomar promoveu, este mês, uma reunião de balanço da época balnear de 2018 com todas as entidades presentes, que confirmaram suspeitas de ocorrências de descargas ilegais no rio Douro.

As descargas ilegais no rio Douro e a necessidade premente de implementar medidas que permitam colmatar lacunas identificadas no âmbito das ações introspetivas às embarcações e da legislação direcionada aos operadores marítimos, bem como dos pontos fixos de descargas ao longo da via navegável do Douro, foram as principais conclusões de uma reunião de balanço da época balnear de 2018, promovida pelo Município de Gondomar.

Na discussão, marcaram presença a Capitania do Porto, APA, Águas de Gondomar (AdG) e Delegado de Saúde, entidades que tutelam a via navegável do Douro e as suas margens.

"As atuais condições de receção de resíduos das várias embarcações (de turismo, recreio e lazer) que operam no Douro são reduzidas e limitadas, já que não existe uma recolha organizada, sistematizada e estruturada de resíduos. Acresce ainda a questão das águas residuais produzidas a bordo, não havendo, na esmagadora maioria dos casos, comprovativos do destino que lhes foi dado, suspeitando-se, por isso, que estejam a ser lançadas diretamente ao rio", afirma, em comunicado, a Câmara Municipal de Gondomar.

O Município acrescenta ainda que "a qualidade das águas balneares das praias e de alguns areais de Gondomar é alvo de um regular quádruplo controlo", a cargo da Autoridade Regional de Saúde (ARS) do Norte, Câmara Municipal, APA e, na zona de Melres, da AdG.

"Na prática, este controlo faseado permite monitorizar semanalmente a qualidade das águas a partir de duas fontes diferentes, existindo, no entanto, discrepâncias nos resultados das análises relacionadas com a observância, ou não, da lei em matéria de condições de recolha das amostras", conclui a nota enviada à imprensa.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025