Concelho de Gondomar Informação Política

Município de Gondomar oferece manuais escolares a 5000 crianças

[caption id="attachment_7490" align="alignleft" width="300"]Câmara de Gondomar - Oferta Manuais Escolares A decisão foi tomada pelo executivo municipal / Foto: Direitos Reservados[/caption]

No dia 25 de maio, a Câmara Municipal de Gondomar implementou por unanimidade uma norma que visa o total financiamento dos manuais escolares do 1.º ciclo a todos os alunos das escolas públicas do Município, a partir do próximo ano letivo.

Dado o custo elevado dos livros, que no início de todos os anos letivos revela-se numa destabilização da economia doméstica e que se consubstancia em desigualdades entre as crianças, numa reunião da Câmara, o executivo alterou o Plano Estratégico de Ação Social Escolar (PEASE) de forma a que todos os alunos do 1º ciclo das escolas públicas do Município tenham acesso a manuais escolares gratuitos a partir do próximo ano letivo.

Esta decisão, que resulta de um compromisso eleitoral e traduz uma aspiração das associações de pais e das próprias escolas do concelho, continua a assegurar os auxílios económicos para material escolar necessário ao desenvolvimento das atividades curriculares para os alunos carenciados.

Com vista a garantir a igualdade de oportunidades de acesso a sucesso escolares a todos os alunos que estão atualmente inseridos no PEASE, este plano abrange cerca de 5000 crianças do ensino público.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025