Cultura Fânzeres e S. Pedro da Cova

MUND’ART reconhecido além-fronteiras

O Mund’art, integrado nas festas alusivas a S.Tiago e Santa Luzia, reuniu sete grupos internacionais, Argentina, Chile, Arménia Croácia, India, Perú e Sérvia. Fânzeres e São Pedro da Cova esteve em festa e animação com uma diversidade de culturas.

“O balanço é positivo. O Mund’Art cada vez mais é um ponto de referência em Fânzeres e, também, em Gondomar. A Câmara Municipal de Gondomar e a União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, cada vez mais reconhecem este evento como algo de grande dimensão e importância para o concelho. Este ano apostamos mais na Ásia, na Índia e na Arménia, países que são mais distantes da europa, para tentarmos diversificar um pouco para outras culturas”, afirma Alfredo Machado, presidente do Rancho Regional de Fânzeres.

De ano para ano o evento tem aumentado o número de grupos. Este ano foram sete grupos que perfaz um total de 240 pessoas, alojadas na Escola EB23 de São Pedro da Cova. O Rancho Regional de Fânzeres é o principal responsável por toda a logística que envolve este evento. “A maior lacuna que vejo é que devíamos ter um conjunto de atividades programadas com a vertente da cultura e do turismo de Gondomar e isso não aconteceu, contudo no próximo ano iremos trabalhar com as entidades para que seja possível”, menciona.

Apesar da logística ser maior, o presidente reforça que a mesma funcionou muito bem e que foi possível manter umas boas condições para os visitantes. “A nível de orçamento, o ano passado rondou os 43 mil euros. Este ano ultrapassou os 52 mil euros. Temos uma equipa excelente e isso ajuda nesta logística. É de louvar o esforço que as pessoas têm tido connosco”, refere o presidente.

O próximo Mund’Art já está a ser trabalho e já têm quatro países confirmados. “Também gostaríamos de apostar na gastronomia e na cultura, futuramente fazer parcerias com restaurantes para que os nossos visitantes façam refeições e demonstrem um pouco da cultura deles. De modo a atrair pessoas de todo concelho e dar a conhecer outras culturas”, conta o presidente.

No próximo ano estão a pensar visitar a Áustria ou a Itália, (Sicília) com o Rancho Regional de Fânzeres. “De norte a sul do país já conhecem o Regional de Fânzeres e cada vez mais conhecem o Mund’art também”.

Os agradecimentos do Rancho Regional de Fânzeres são para as entidades como a Câmara Municipal de Gondomar e à União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, bem como a todos os envolvidos, desde a cozinha até ao público.

Últimas Notícias

Marco Martins indicado para presidir Empresa Metropolitada de Transportes

27/09/2024

QUASE 300 ANOS DE HISTÓRIA FAZEM A ROMARIA DA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

25/09/2024

Ponto da situação dos incêndios em Gondomar

18/09/2024

Cancelamento da XIII Medieval de Rio Tinto

18/09/2024

Incêndios em Gondomar preocupam população

17/09/2024

Incêndios no Alto do Concelho continuam sem dar tréguas

17/09/2024

Sons do Minho marcam presença na Semana Cultural de Melres e Medas

16/09/2024

Susana e Filipe apelam famílias a acolherem crianças em risco

27/08/2024