Fânzeres e S. Pedro da Cova Sociedade

Muitas surpresas na Festa em honra de São Pedro e São Paulo

A festa em honra de São Pedro e São Paulo, em São Pedro da Cova, começa a 26 de Junho e termina a 29 de Junho. As Marchas Populares em São Pedro da Cova, alusivas a São Pedro, decorrem a 28 de Junho, pelas 21h30. Como é habitual irá realizar-se no Largo da Igreja de São Pedro da Cova e será transmitido em direito no Facebook do Jornal VivaCidade.

O primeiro dia do evento começa a 26 de Junho, com o Tríduo do Coração de Jesus, pelas 21h00, seguido do Encontro de Folclore, pelas 22h00. No dia seguinte, a sardinhada abre as festividades, pelas 19h00, seguida novamente do Tríduo do Coração de Jesus e com a atuação, pelas 22h00, da Banda Myllenium, que regressa a São Pedro da Cova. 

Na véspera do São Pedro, 28 de Junho, a festa começa bem cedo, pelas 9h00 com a Arruada do Grupo Zés Pereiras do Passal. À noite, pelas 20h00, a entrega de prémios do XLII concurso de Quadras Populares. O momento mais aguardado as Marchas Populares ocorrem as 21h30 seguidas da atuação do DJ Desolé, pelas 00h30. 

“Este ano irá atuar uma nova marcha. Serão na mesma seis marchas, igual ao ano passado, mas desistiram os Zés Pereiras do Passal e entrou a marcha do Bairro Mineiro. Antes do espetáculo no largo da igreja, as marchas virão a descer pela Nacional e ficam em posição para a atuação. Temos mais uma novidade é que iremos ter mais espaço para as marchas atuarem porque não dispomos de palco, mas sim de coretos, com o intuito de dar mais ar de festa e arraial”, afirma Catarina Azevedo, da Comissão de Festas. 

“A outra novidade para as marchas populares é a presença de duas bancadas, para que as pessoas possam assistir com um maior conforto e, também, com mais visibilidade”, refere a presidente da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, Sofia Martins. 

O dia de São Pedro inicia-se com a Banda Musical de São Pedro da Cova, pelas 8h30, seguido da Missa aos Padroeiros. A novidade deste ano, o despique de bandas entre a Banda Musical de São Pedro da Cova e a Banda de Moreira da Maia, pelas 14h30. A procissão é pelas 18h30, antecedida pelas vésperas solenes, às 18h00. Nesse dia atuará a Rosinha, que será pelas 22h00, jantando pelo largo, com um porco no espeto. A noite termina com o Fogo de artificio, que trará muitas novidades este ano. 

“Os artistas, como a Banda Myllenium e a Rosinha serão financiadas pela Câmara Municipal de Gondomar. A União de Freguesias apoiou a festa com 10 mil euros e aumentou o apoio às marchas populares”, menciona a presidente. 

As expetativas são elevadas. “Queremos que a festa vá de encontro com a população de São Pedro”, afirma Jorge Castro, membro da comissão de festas. 

A Comissão de Festas pretende agradecer: “às empresas, às senhoras do peditório, à Junta de Freguesia de São Pedro da Cova, à Câmara Municipal de Gondomar e a todas as pessoas que nos ajudam.  Esforçamo-nos muito para fazer o melhor cartaz possível, achamos mesmo que vão ser dias muito divertidos e com muita alegria.  Além das marchas, o fogo de artificio é um outro momento alto e este ano vai ter surpresas”. 

 

 

 

Últimas Notícias

Medieval de Rio Tinto

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: ANTÓNIO BRAZ

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ GONÇALVES

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ CONCEIÇÃO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: CRISTINA COELHO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ SILVA

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: PAULO DINIS

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: LEONARDO SOARES

16/09/2025