Desporto Informação Melres e Medas

Melres recebe III Trail Santa Iria e conta com mais de 1000 participantes

[caption id="attachment_396" align="alignleft" width="300"]Trail de Santa Iria / Direitos Reservados Trail de Santa Iria / Direitos Reservados[/caption]

Pelo terceiro ano consecutivo, Melres acolhe o Trail de Santa Iria (TSI) nas serras de Santa Iria, Flores e Banjas. As encostas do Douro são o cenário para mais um trail running ou caminhada que pode ir dos sete aos 37 quilómetros. São esperados pela organização mais de 1000 participantes.

O lugar de Brazelo, na União de Freguesias de Melres e Medas, vai receber a 25 de janeiro a terceira edição do TSI.

Esta edição terá algumas novidades em relação a edições anteriores, revela a organização. “Quisemos oferecer aos atletas um sistema de inscrição e de controlo de tempos tecnologicamente mais eficaz. Contratamos para isso uma entidade, que fará esse trabalho, sem que se perca a relação pessoal e de proximidade que marca esta prova, no nosso ambiente rural. Esse é, aliás, um aspeto bastante valorizado pelos participantes. Alteramos as distâncias das provas e aumentamos a quantidade de abastecimentos durante o percurso”, explica Altino Rocha, um dos organizadores da prova.

Caminhada, minitrail e trail são as três vertentes do evento

“Será um dia intenso de atividade física, de convívio, descobertas e gozo das paisagens entrelaçadas pelo leito do rio Douro”, garantem os organizadores, que uma vez mais disponibilizam aos participantes as três opções: a caminhada [7 km], minitrail [17 km] e o trail [37 km]. O local da partida é a rua Central, em Branzelo, pelas 9h.

Ao Vivacidade, Altino Rocha destaca a “dificuldade e beleza dos percursos” que, segundo o mesmo, serão redesenhados para esta edição. “Este ano fizemos um esforço por concentrar na mesma prova os melhores trilhos existentes por aqui... Mas ainda há margem para progredir”, afirma. O minitrail é a opção mais participada e o trail de 37 km fica reservado para “os mais experientes, ou para aqueles que gostam de desafios a sério”.

Trail de Santa IriaApoio aos participantes da prova é garantido

Numa prova em que o tipo de terreno possui zonas acidentadas e um ‘sobe e desce’ constante e as condições meteorológicas nem sempre são as mais favoráveis, a organização do TSI promete apoio aos participantes.

“Tentamos sempre que nada falte aos participantes. Assim, o minitrail terá três postos de abastecimento e o trail terá seis. Tentamos sobretudo que ninguém percorra uma distância superior a sete quilómetros sem ter um apoio líquido ou sólido”, esclarece Altino. O organizador conta, para este ano, com uma participação que ascende as 1000 pessoas. “Na primeira edição tivemos a participação de 250 pessoas, na segunda edição 200 no trail e 300 no minitrail. Este ano as nossas expectativas são de ultrapassar este número, contamos ter mais de 1000 participantes, entre as duas provas e a caminhada”, elucida.

O Trail de Santa Iria conta com o apoio das entidades locais como a Câmara Municipal de Gondomar, União das Freguesias de Melres e Medas, os Bombeiros Voluntários de Melres, entre outros.

“O principal apoio, no entanto, para além de todos os patrocinadores que nos irão ajudar, é a ajuda de toda a população de Branzelo! Sem o envolvimento das gentes da terra não seria possível a qualidade deste evento. Inclusive, foi também a partir do sucesso e do envolvimento da população nesta atividade, que se relançou uma associação em Branzelo - Associação Branzelo Ativo - que está a dar os primeiros passos”, conclui o membro organização. Para o futuro, Altino Rocha pondera a inclusão desta prova no Circuito Nacional de trails.

O TSI é organizado pela Associação Branzelo Ativo e a Comissão de Festas de Santa Iria de Branzêlo 2015.

Últimas Notícias

Medieval de Rio Tinto

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: ANTÓNIO BRAZ

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ GONÇALVES

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ CONCEIÇÃO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: CRISTINA COELHO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ SILVA

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: PAULO DINIS

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: LEONARDO SOARES

16/09/2025