[caption id="attachment_10622" align="alignleft" width="300"]Tomada de Posse - outubro 2017 As tomadas de posse do executivo e da Assembleia Municipal tiveram lugar no Multiusos de Gondomar / Foto: Pedro Santos Ferreira[/caption]

O novo executivo municipal e a Assembleia Municipal de Gondomar tomaram posse a 23 de outubro, na Sala D'Ouro do Pavilhão Multiusos de Gondomar. Aos gondomarenses, Marco Martins prometeu "um concelho do século XXI" e um aumento de verbas para as juntas de freguesia em 10% já no próximo ano. 

O socialista Marco Martins renovou por mais quatro anos (2017-2021) o compromisso assumido com os gondomarenses desde 2013: presidir a Câmara Municipal de Gondomar.

Nesta tarefa, o autarca será ladeado por 10 vereadores: Luís Filipe Araújo (PS), Valentim Loureiro (Independente), Daniel Vieira (CDU), Aurora Vieira (PS), Carlos Brás (PS), Rafael Amorim (PSD/CDS-PP), Leonel Viana (Independente), José Fernando Moreira (PS), José António Pinto (CDU) e Sandra Almeida (PS).

A cerimónia solene teve lugar perante uma Sala D'Ouro lotada e contou com a presença de autarcas dos concelhos vizinhos (Valongo, Matosinhos, Paredes e Porto), dos deputados da Assembleia da República, Ricardo Bexiga e Isabel Santos, bem como do movimento institucional e associativo do concelho de Gondomar.

"Começo por agradecer a todos os gondomarenses a confiança que em mim depositaram, pela segunda vez consecutiva, para dirigir a Câmara Municipal de Gondomar. Sou por isso, novamente legitimado pelo voto, presidente de todos os gondomarenses", começou por afirmar Marco Martins.

Voltado para o futuro, o autarca mostrou-se disponível para concluir projetos adiados para Gondomar. "Agora que já conseguimos sair do vermelho, vamos concretizar um conjunto de projetos na área do ambiente, turismo e dos desenvolvimentos económicos que estavam a ser preparados e que encontraram agora as condições financeiras para poderem avançar", declarou.

"Será possível investirmos mais e renovar recursos humanos. Apresentaremos na última semana de novembro o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2018, que englobarão já as linhas mestras para os projetos a médio e longo prazo, que já assumimos na campanha", acrescentou.

Sem esquecer a "afirmação do concelho ao nível metropolitano e nacional", Marco Martins assumiu o objetivo: fazer de Gondomar "um concelho do século XXI".

Na hora da consagração da vitória, Marco Martins não esqueceu os adversários políticos (Valentim Loureiro, Daniel Vieira, Rafael Amorim e Rui Nóvoa) que, segundo o socialista, enriqueceram "o debate democrático em prol do desenvolvimento de Gondomar".

Refira-se ainda que no que diz respeito à distribuição dos pelouros, nada foi adiantado aos jornalistas.

[caption id="attachment_10623" align="alignleft" width="150"]Aníbal Lira - outubro 2017 Aníbal Lira presidirá a Assembleia Municipal de Gondomar / Foto: Pedro Santos Ferreira[/caption]

Assembleia Municipal continua a ser liderada por Aníbal Lira A par dos 11 vereadores empossados, os 33 membros da Assembleia Municipal de Gondomar também tomaram posse. A Mesa da Assembleia volta a ser presidida por Aníbal Lira.

          [caption id="attachment_10625" align="alignleft" width="150"]Francisco Laranjeira - outubro 2017 Francisco Laranjeira é o novo presidente da Junta de Baguim do Monte / Foto: Pedro Santos Ferreira[/caption]

Francisco Laranjeira: "Baguim do Monte terá mais oportunidades" Francisco Laranjeira, presidente da Junta de Freguesia de Baguim do Monte, escolheu o Centro Social e Paroquial da freguesia baguinense para assumir funções na autarquia.

No dia 16 de outubro, o socialista prometeu aos baguinenses "mais oportunidades". "Trabalharemos em conjunto [com a Câmara de Gondomar] para cumprirmos o nosso projeto eleitoral. A vitória por maioria absoluta não aumenta as responsabilidades, mas sim as expectativas. Este será um mandato de consciência, lealdade e transparência pelos interesses comuns a Baguim", garantiu Francisco Laranjeira.

Recorde-se que o autarca sucede a Nuno Coelho na presidência da Junta de Baguim.  

[caption id="attachment_10626" align="alignleft" width="150"]Pedro Miguel Vieira - outubro 2017 Pedro Miguel Vieira presidirá a União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova / Foto: Pedro Santos Ferreira[/caption]

Pedro Miguel Vieira: "Iremos empenhar-nos para estarmos mais próximos das populações" A Escola Secundária de São Pedro da Cova acolheu, no dia 18 de outubro, a tomada de posse de Pedro Miguel Vieira como presidente da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova.

"Durante os próximos quatro anos, iremos empenhar-nos para estarmos mais próximos das populações. Queremos praticar uma gestão democrática junto das instituições, coletividades e fregueses, envolvendo todos no interesse comum das nossas freguesias. Continuaremos a defender mais e melhores serviços públicos, a valorizar os trabalhadores desta autarquia, a apoiar o associativismo, a desenvolver um projeto cultural e a dar especial atenção à remoção dos resíduos perigosos", vincou Pedro Vieira, que sucede no cargo a Daniel Vieira.  

  [caption id="attachment_10628" align="alignleft" width="150"]José Paiva - outubro 2017 José Paiva irá dirigir os destinos da União das Freguesias de Melres e Medas / Foto: Pedro Santos Ferreira[/caption]

José Paiva: "Quero que este território seja isso mesmo, uma união" José Paiva passou a presidir a União das Freguesias de Melres e Medas no dia 19 de outubro, no Auditório da Banda Musical de Melres. O socialista pediu "união" em todo o território, "mantendo a sua identidade própria".

"O meu objetivo será potenciar o melhor de cada freguesia [Melres e Medas], tornando o território mais dinâmico. Temos uma área geográfica muito grande e densidade populacional baixa, o que nos traz dificuldades acrescidas. Contudo, as nossas gentes têm raízes profundas nesta terra e muito dificilmente saem daqui", apontou José Paiva.

O novo presidente da União das Freguesias de Melres e Medas é o sucessor de José Andrade. 

  [caption id="attachment_10629" align="alignleft" width="150"]Nuno Fonseca - outubro 2017 Nuno Fonseca permanece na presidência da Junta de Rio Tinto / Foto: Pedro Santos Ferreira[/caption]

Nuno Fonseca: "Os riotintenses esperam o que não lhes deram nas últimas décadas" Comprometido com os riotintenses, Nuno Fonseca renovou o seu mandato na presidência da Junta de Freguesia de Rio Tinto. O autarca tomou posse a 20 de outubro, no auditório da Escola Secundária de Rio Tinto.

"Tivemos [PS] a maior votação de sempre a nível nacional. Isto permite-nos sentir orgulho, mas acarreta também uma grande responsabilidade. Os riotintenses esperam o que não lhes deram nas últimas décadas. Por isso, peço ao presidente [Marco Martins] que continue a apostar em nós, porque quanto mais forte for Rio Tinto, mais forte será Gondomar", finalizou. 

  [caption id="attachment_10630" align="alignleft" width="150"]Rui Vicente - outubro 2017 Rui Vicente continua a presidir a Junta de Freguesia da Lomba / Foto: Pedro Santos Ferreira[/caption]

Rui Vicente: "Projeto em curso irá dar frutos no próximo mandato" Certo da continuidade do projeto assumido em 2013, Rui Vicente mostrou-se confiante com o voto de confiança dos eleitores da Lomba, que renovaram o mandato do autarca até 2021.

"Hoje há um projeto em curso que irá dar frutos no próximo mandato. Tenho a certeza que os próximos anos serão enriquecedores para a freguesia, porque já existe muito trabalho feito", referiu Rui Vicente, no dia 21 de outubro, no salão nobre da Junta de Freguesia da Lomba.  

    [caption id="attachment_10631" align="alignleft" width="150"]Isidro Sousa - outubro 2017 Isidro Sousa preside a União das Freguesias de Foz do Sousa e Covelo / Foto: Pedro Santos Ferreira[/caption]

Isidro Sousa: "O mandato anterior teve obras que eram necessárias há mais de 40 anos" Isidro Sousa voltou a tomar posse como presidente da União das Freguesias da Foz do Sousa e Covelo, no dia 21 de outubro, no salão multiusos da Junta de Freguesia da Foz do Sousa.

Em discurso, o autarca lembrou o mandato anterior para assinalar as "obras que eram necessárias há mais de 40 anos" e que só foram concluídas com a gestão socialista de Marco Martins. No entanto, Isidro Sousa não deixou de assinalar "o que ainda falta fazer" em Foz do Sousa e Covelo. "Queremos desenvolver este território, honrando os nossos compromissos eleitorais para que possamos prestar maior qualidade de vida aos nossos habitantes", concluiu.

  [caption id="attachment_10632" align="alignleft" width="150"]António Braz - outubro 2017 António Braz passou a presidir a União das Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim / Foto: Pedro Santos Ferreira[/caption]

António Braz: "Trazer o Metro do Dragão até São Cosme" A tomada de posse do executivo da União das Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim realizou-se no dia 24 de outubro, tendo a autarquia passado para a gestão do Partido Socialista, liderada por António Braz.

"É com sentimento de dever e de serviço que tomo hoje posse. Tudo farei para ser digno deste compromisso. Em conjunto com Marco Martins, tudo farei para cumprir vários, mas em especial um dos projetos com que nos comprometemos no que toca à mobilidade: trazer o Metro do Dragão até São Cosme", disse o autarca.

Recorde-se que António Braz é o sucessor do social-democrata, José António Macedo. 

Pelouros da Câmara de Gondomar já estão distribuídos Marco Martins

  • Obras municipais
  • Proteção civil e segurança
  • Coesão social
  • Planeamento estratégico
  • Mobilidade

Luís Filipe Araújo

  • Cultura
  • Modernização administrativa, atendimento e inovação
  • Urbanismo

Aurora Vieira

  • Educação, formação e emprego
  • Recursos humanos
  • Cidadania e participação

Carlos Brás

  • Desenvolvimento económico
  • Financeiro, património e aquisições
  • TIC

José Fernando Moreira

  • Ambiente e espaços verdes
  • Mercados e feiras
  • Proteção animal
  • Florestas e recursos naturais

Sandra Almeida

  • Desporto e juventude
  • Jurídico
  • Protocolo

Últimas Notícias

Compre mais local e habilite-se a ganhar prémios

6/12/2024

Exposição de fotografia “Islândia Natureza Ígnea” inaugura no Inatel Porto

6/12/2024

Jorge Santos: “Pretendemos estar o mais próximo possível das empresas e dar todo o apoio que precisem em tempo real”

6/12/2024

Hugo Madeira a fazer rir todos os meses no Chefe Barbosa

3/12/2024

Gondomarenses são vice-campeões europeus em patinagem

3/12/2024

GONDOMARENSE FOI CAMPEÃO EUROPEU DE REMO

3/12/2024

C.D. RIO TINTO UM CLUBE AGREGADOR E FAMILIAR

3/12/2024

Encontro desportivo no âmbito do Projeto GreenTeam

3/12/2024