Manuel Pizarro, novo Ministro da Saúde ...
No passado sábado, tomou posse o novo Ministro da Saúde, Dr. Manuel Pizarro.
O Manel, médico e político de excelência, pelo menos com um currículo de político já extenso, trocou o lugar de Deputado do Parlamento Europeu, onde certamente levava uma vida desafogada, calma e bem remunerada, por um desafio enorme, que é o Ministério da Saúde. Conheço o Manuel Pizarro há muitos anos, desde o tempo da Faculdade de Medicina e do hospital S João. Sempre foi um Político e um homem de desafios, pois acho que desta vez o PM António Costa fez uma excelente escolha.
Vamos ver é se o próprio Manuel fez uma boa escolha, pois herda um Ministério em profunda crise, arrastado por um conceito de SNS desatualizado e decadente, com notícias diárias de casos graves de falta de assistência e de falta de serviços de saúde em bom funcionamento, por vários problemas. Vamos ver se o nosso Costa lhe dá todas as condições para governar a saúde, como é devido. Outro elemento importante é o Ministro das Finanças, de quem eu coloco muitas dúvidas na eficácia do cargo em que desempenha, ex presidente da Camara de Lisboa e passa milagrosamente para Ministro das Finanças pois ficou despedido, numas eleições da Camara de Lisboa com resultado surpreendente.
Os problemas na Saúde são inúmeros, com problemas estruturais e económicos que a grande maioria dos Portugueses desconhecem, centrados num SNS desatualizado e economicamente, falido. Sei que a saúde moderna é muito dispendiosa, com consumos cada vez maiores, que não tem sido acompanhada com as receitas do SNS. As dividas a fornecedores, atualmente são astronómicas, falando-se em mais de 2 mil milhões de euros... O que é muito.
São muitos os problemas na Saúde, de todos conhecidos, pois temos falado variadas vezes neste Jornal, pelo que o apoio e desempenho de todo o Governo é essencial.
Está na altura de uma verdadeira revolução no SNS, para atrair mais profissionais e qualificados, reorganizar os serviços de saúde e também dotar os Hospitais e Centros de Saúde de melhores condições e eficácia. Sabemos bem, nós profissionais da saúde como facilmente se resolveria a eficácia do SNS, basta seguir outro tipo de políticas de outros países tal como Francês, para se ter uma solução eficaz e justa.
Assim, amigo Manuel Pizarro, tens toda a formação profissional e política para seres um excelente Ministro da saúde para bem de todos nós, mas sinceramente acho que vais ter uma tarefa muito difícil.
Desejo-te as MAIORES FELICIDADES E EXITOS NO TEU CARGO QUE AGORA INICIAS...