Concelho de Gondomar Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim Informação Sociedade

Luís Valente de Oliveira inaugurou Conferências de Gondomar

[caption id="attachment_9794" align="alignleft" width="300"]Conferências de Gondomar - maio 2017 Luís Valente de Oliveira inaugurou as Conferências de Gondomar / Foto: Pedro Santos Ferreira[/caption]

A primeira sessão das Conferências de Gondomar decorreu no dia 11 de maio, no Auditório Municipal de Gondomar. A conversa inaugural contou com a presença do ex-ministro português, Luís Valente de Oliveira.  

O “Modelo de Divisão Administrativa para Portugal no Século XXI” foi o tema que deu mote à primeira sessão das Conferências de Gondomar, iniciativa promovida por um conjunto de cidadãos gondomarenses.

A conferência inaugural contou com a presença de Luís Valente de Oliveira, professor e político, ex-ministro de diversos governos e especialista na regionalização e descentralização administrativa.

O convidado pautou a sessão com vária referências à necessidade de “descentralizar, autonomizar e transferir competências para as autarquias”. “Apoio a transferência de mais competências para os municípios porque, hoje em dia, as respostas têm que ser diversificadas e próximas dos cidadãos”, afirmou Luís Valente de Oliveira.

O ministro do Planeamento e da Administração do Território entre 1985 e 1995, “continua a defender a arquitetura das cinco regiões” e considera premente “abordar a regionalização de outra maneira”. “Nos dias de hoje seria interessante e deveria ser concretizada”, referiu o convidado no período anterior às questões do público.

Antes, Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, tinha sublinhado a “honra de ter uma figura ilustre da sociedade portuguesa e da política governamental em Gondomar”. O edil gondomarense ressalvou ainda o desempenho do conjunto de cidadãos promotores das Conferências de Gondomar. “Agradeço-vos pela importância da iniciativa que vem dignificar o concelho através destas conferências”, disse o autarca.

O debate foi moderado pela jornalista da RTP, Magda Rocha, e por José Ângelo Pinto, um dos fundadores das Conferências de Gondomar. A entrada foi livre.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025