Concelho de Gondomar Informação Política Rio Tinto

Junta de Rio Tinto proíbe animais no circo

[caption id="attachment_8706" align="alignleft" width="300"]Circo sem animais em Rio Tinto - dezembro 2016 Em Rio Tinto os animais ficam proibidos de atuar em espetáculos circenses / Foto: Direitos Reservados[/caption]

A Junta de Freguesia de Rio Tinto aprovou uma proposta contra a presença de animais nos circos que realizem espetáculos na freguesia. A decisão foi tomada em reunião do executivo, no dia 6 de dezembro.

Os circos com animais não atuam em Rio Tinto. A decisão foi tomada na reunião do executivo da Junta de Freguesia que se assumiu “contra a utilização de animais nos espetáculos de circo” e deliberou a “não emissão de pareceres favoráveis às instalações de circos no território da freguesia que incluam espetáculos ou exibições de animais”.

“Consideramos que esta seria uma oportunidade ideal para fazer uma sensibilização para o fim do circo com animais”, referiu o autarca.

A proposta da Junta de Rio Tinto foi também sugerida à Câmara Municipal de Gondomar para que o Município “não emita licenças a espetáculos circenses que incluam a exibição ou utilização de animais”.

“Desafiamos a Câmara Municipal de Gondomar a estender a iniciativa às restantes freguesias do concelho”, conclui o presidente da Junta de Rio Tinto.

Junta organiza seis espetáculos para as “forças ativas” da freguesia “A Junta de Rio Tinto vai oferecer seis espetáculos de circo às forças ativas da freguesia”, adiantou Nuno Fonseca ao nosso jornal.

A iniciativa da autarquia riotintense será dedicada aos membros das principais escolas, instituições e coletividades da freguesia, estando também previsto um espetáculo solidário que permitirá a recolha de bens alimentares para os cabazes de Natal da autarquia.

No total, a autarquia prevê a presença de mais de 4000 crianças das escolas da cidade e mais de 2000 pessoas no circo.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025