Concelho de Gondomar Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim Informação Sociedade

Jornal "Jovi Jovem" está a celebrar o 25.º aniversário

[caption id="attachment_14904" align="alignleft" width="300"]Jornal Jovi Jovem - janeiro 2019 O "Jovi Jovem", dirigido por Manuel Freitas, completou este ano o 25.º aniversário / Foto: Pedro Santos Ferreira[/caption]

Foi em 1994 que um grupo de jovens da Paróquia de Jovim decidiu unir-se para criar um jornal que desse expressão às iniciativas da Igreja e da freguesia. Hoje, 25 anos depois, o jornal, intitulado "Jovi Jovem" ainda se mantém e promete continuar a dar notícias. 

O jornal "Jovi Jovem", publicação trimestral, está de parabéns. São 25 anos de história, com milhares de notícias sobre a Paróquia, a freguesia e as coletividades de Jovim, mas também com espaço para a atualidade nacional e internacional, sempre que o acontecimento assim exige.

A efeméride celebrou-se com a realização de uma exposição de todas as edições deste periódico, na secretaria paroquial de Jovim.

"Este jornal não pertence à paróquia, nem estamos financeiramente dependentes dela o publicar. Isso nunca aconteceu. É um jornal feito por um grupo de jovens desde dezembro de 1994. Curiosamente, não participei nessa primeira edição", começa por recordar Manuel Freitas, diretor do "Jovi Jovem", com o qual colabora desde a 2ª edição.

"Nesse final de ano, de 1994, um grupo de jovens catequistas, solteiros, rapazes e raparigas, juntaram-se e começaram este jornal, sendo que nenhum de nós era verdadeiramente jornalista. Como eu era o mais velho, fui imediatamente convidado para diretor e passei a escrever regularmente. Entretanto, já disse que gostava de ser substituído, mas eles dizem-me que o jornal está bem entregue", acrescenta, com boa disposição, o secretário paroquial e diretor do "Jovi Jovem".

Entre as notícias mais marcantes, Manuel Freitas destaca a morte do padre Domingos da Costa, a inauguração da IC29, a inauguração da EB 2,3 de Jovim, entre outros momentos que marcaram a freguesia.

Vinte e cinco anos depois, o responsável admite que a equipa "continua por carolice", mas admite que todos "apreciam a causa e esperam, com ansiedade, o lançamento do próximo título".

"Não temos sede própria. As reuniões acontecem nas nossas casas. Cada um leva os seus temas e propõe temas para as edições seguintes. Além disso, procuramos dar notícias de outros âmbitos, nacional e internacional", refere.

Por norma, o "Jovi Jovem" tem mais de 90 exemplares e pode ser procurado nos meses de março, junho, setembro e dezembro. A última edição, alusiva ao 25.º aniversário, foi publicada a 15 de dezembro de 2018 e faz manchete com seis das capas mais icónicas da história deste jornal de 12 páginas.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025