Concelho de Gondomar Destaque Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim

Herman José é cabeça de cartaz nas Festas de Santa Cruz de Jovim

As festas em Honra de Santa Cruz de Jovim começam no próximo dia 14 de Setembro e contam com um cartaz de excelência em que o cabeça de cartaz é o humorista Herman José, que promete fazer as delícias de todos. 

Na parte religiosa, no primeiro e segundo dia das festividades terá lugar a Missa na Igreja Matriz, pelas 21h00. No sábado além da missa, pelas 21h00, haverá também a procissão das velas. No domingo, pelas 11h00, terá novamente Missa na Igreja Matriz, seguida da reza do Terço, pelas 16h00. A Majestosa Procissão Solene será no domingo, pelas 16h30, e conta com 14 andores. 

A parte profana começa no primeiro dia com um Festival de Folclore, onde marca presença o Rancho Folclórico Santa Cruz de Jovim e o Rancho Folclórico Santiago de Custóias. Na sexta-feira terá lugar a atuação de grupos de dança, seguidas do grupo “Siga a Farra”. No sábado logo pela manhã terá lugar a Alvorada de Morteiros e os Zés P’reiras “Os amigos de galegos”. A noite começa com a atuação dos Made In – Tributo Rock Português, pelas 23h00, e termina com a atuação do DJ Renato C, que trará um convidado. No domingo terá lugar a atuação do grupo DNA, pelas 22h00. O último dia contará com a atuação de Emanuel Moura que abrirá “caminho” para o humorista Herman José, sendo que a sua última atuação no concelho foi em 1978.

“As festas este ano contrariamente aos anos anteriores terão mais um dia, que será a quinta-feira, porque 14 de Setembro é a data da nossa padroeira e nós optamos por começar um dia mais cedo para lhe prestar essa homenagem”, esclarecem Cesário Silva e António Silva, que fazem parte da Comissão de Festas de Santa Cruz de Jovim.

A Comissão entrou em funções com cinco meses de atraso e conta com cerca de 24 elementos. “Apercebemo-nos que as festas podiam acabar, ninguém queria pegar nas festas e achamos que não podíamos deixar que isto acontecesse”, esclarecem. 

Para colmatar este atraso na preparação das festas começaram a trabalhar consecutivamente e contaram com a ajuda de diversas pessoas para conseguirem concretizar as festas tal como elas estão hoje. “O apoio de toda a gente tem sido crucial e é lógico que estamos a um mês da festa e estamos longe do objetivo e, entretanto, traçamos objetivos pelo caminho.  Contudo achamos que o cartaz está bem conseguido e é de valor. É uma festa para todas as idades”. 

A Comissão de Festas apela a que “todos venham em força, que ajudem, que apareçam, que colaborem e vão dando ideias para melhorar dia após dia. O nosso objetivo é engradecer as festas na nossa freguesia”, remata a Comissão de Festas.

Últimas Notícias

39ª EDIÇÃO DO FETAV COMEÇA A 6 DE ABRIL

2/04/2024

Universidade Sénior de Gondomar já é maior de idade

27/03/2024

CMOS COMEMORA PRIMEIRO ANO E BATE RECORDE NO TEMPO DE DESPACHO DE MEIOS

26/03/2024

EUROBOL TRAZ A GONDOMAR VÁRIAS EQUIPAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

26/03/2024

Walking Football um desporto que combate o isolamento

26/03/2024

RAMMWERK: TRIBUTO À BANDA RAMMSTEIN

25/03/2024

RALI DE GONDOMAR REGRESSA NO PRÓXIMO MÊS

25/03/2024

Câmara de Gondomar tomou posse do Cemitério da Triana

13/03/2024