Concelho de Gondomar Cultura Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim Informação Sociedade

Gondomar regressou a 1515 para celebrar os 500 anos do Foral Manuelino

[caption id="attachment_4960" align="alignleft" width="300"]Feira Quinhentista de Gondomar / Foto: Pedro Santos Ferreira Feira Quinhentista de Gondomar / Foto: Pedro Santos Ferreira[/caption]

A Feira Quinhentista organizada pelo Município de Gondomar, entre os dias 19 e 21 de junho, comemorou os 500 anos de atribuição do Foral Manuelino a rigor.

Cerca de 30 expositores – artífices, artesãos e mercadores – portugueses e espanhóis divulgaram a história local e nacional, através da representação do comércio de época na Feira Quinhentista, realizada nos jardins da Biblioteca Municipal de Gondomar.

“Temos muitos gondomarenses que se interessam muito pela história do concelho e têm participado com a Câmara na organização das comemorações dos 500 anos do foral. A Feira Quinhentista tem o especial objetivo de alertar a população para o significado desta data”, afirmou à Lusa, o vereador da Cultura de Gondomar, Luís Filipe Araújo.

O cenário retratou a época do século XVI com apresentações, danças, passeios a cavalo, demonstrações com cuspidores de fogo, exposições de armas, aves e répteis.

A Feira Quinhentista foi inaugurada com uma sessão solene realizada no auditório da Biblioteca Municipal marcada pela exposição do documento original - patente até 6 de dezembro - cedido pela Câmara Municipal do Porto.

Na inauguração teve lugar uma conferência a cargo do professor Ribeiro da Silva, sobre o tema “Participação do povo na preparação dos Forais Manuelinos: o caso do foral de Gondomar” e foi apresentada uma medalha comemorativa da data, a “Linha do Tempo”, criada pelo escultor Zulmiro de Carvalho.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025