Concelho de Gondomar Desporto Destaque Últimas

Gondomar irá receber Campeonato Europeu de Andebol Sub-20

O Comité Executivo da Federação Europeia de Andebol (EHF) decidiu que a competição - EHF Men’s EURO U20 2022 - irá decorrer em Portugal, mais concretamente nos Municípios de Gondomar, Matosinhos e Vila Nova de Gaia.

Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, não esconde a satisfação, garantindo que todos os envolvidos de tudo farão para que a competição seja um sucesso. O responsável aproveitou ainda o momento para deixar uma palavra de agradecimento às autarquias diretamente envolvidas no Europeu Sub-20.

O Selecionador Nacional Sub-20, Carlos Martingo, disse que não podia estar mais orgulhoso por poder disputar a próxima competição “em casa”, e salienta ainda a importância da organização lusa para a divulgação da modalidade internamente. “Esta é mais uma grande vitória do andebol português, que conseguiu a organização deste importante evento ao nível da formação e ao nível mundial.”

Recorde-se que, a nível sénior, Portugal acolheu o I Campeonato da Europa, em 1994 e em 2003, organizou o Campeonato do Mundo. Em 1999 foi o anfitrião do Europeu Sub-19 e mais recentemente, em 2016, trouxe o Europeu de Andebol de Praia.

“Com a sinergia criada entre a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, o IPDJ, a FPA (Federação Portuguesa de Andebol) e as restantes autarquias envolvidas, estou certo de que este evento vai elevar ainda mais o Andebol português”, afirma Marco Martins.

O autarca salientou ainda que esta é uma oportunidade para aumentar "a captação de jovens atletas e a promoção da modalidade”, sendo que no concelho é “algo que se tem já verificado com o aparecimento, mais recentemente, de mais um clube em Gondomar com esta modalidade. É, por isso, muito entusiasmante para nós receber este Campeonato da Europa de Andebol Sub-20! O público de Gondomar adere, tradicionalmente, em força aos eventos desportivos que vão tendo palco aqui no concelho. Esta competição não será exceção e, certamente, vai proporcionar grandes momentos aos fãs da modalidade e do desporto em geral”, conclui.

Atualmente no Município, existem três clubes de Andebol, sendo eles o Clube Desportivo de Rio Tinto, o Gondomar Cultural e, mais recentemente, a Escola de Andebol à Beira Douro. De um modo geral, treinam nestes clubes, semanalmente, cerca de 300 atletas desde os escalões de formação aos seniores/veteranos.

 

Últimas Notícias

As marcas do 25 de Abril e a importância dos 50 anos do fim da ditadura e da conquista da liberdade

22/04/2024

Rancho Regional de Fânzeres celebra 45 anos

22/04/2024

Entrevista a Pinto da Costa

19/04/2024

Entrevista a Nuno Lobo

19/04/2024

Entrevista a André Villas-Boas

19/04/2024

39ª EDIÇÃO DO FETAV COMEÇA A 6 DE ABRIL

2/04/2024

Universidade Sénior de Gondomar já é maior de idade

27/03/2024

CMOS COMEMORA PRIMEIRO ANO E BATE RECORDE NO TEMPO DE DESPACHO DE MEIOS

26/03/2024