Informação Política

Gondomar e Póvoa de Lanhoso promovem candidatura da filigrana a Património da Humanidade

[caption id="attachment_9491" align="alignleft" width="300"]Parceria CM Gondomar/CM Póvoa de Lanhoso - março 2017 Os presidentes dos Municípios selaram o acordo para a candidatura conjunta / Foto: Direitos Reservados[/caption]

Os municípios de Gondomar e Póvoa de Lanhoso, assinaram, no dia 22 de março, um protocolo de colaboração e compromisso que visa a “promoção conjunta de uma candidatura a Património da Humanidade”.

Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, e Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso, formalizaram uma candidatura conjunta a Património da Humanidade.

Assim, a marca “Filigrana de Portugal”, que vai ser propriedade de ambos os municípios, será imediatamente registada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

O protocolo prevê ainda a “apresentação conjunta de uma candidatura tendente à certificação da Filigrana Portuguesa produzida nos dois concelhos”, a “inscrição no Património Imaterial” e, ainda, a “definição em conjunto de uma estratégia de comunicação adequada aos fins em vista”.

“A filigrana portuguesa representa a excelência da qualidade de produção manufaturada, reconhecida além-fronteiras, independentemente de ser produzida nos concelhos de Gondomar ou Póvoa de Lanhoso”, assumem aqueles municípios. Para ambos os concelhos, “o mais importante é preservar e valorizar esta arte ancestral para oferecer ao mundo o que de melhor e mais único se produz em Portugal no setor da ourivesaria”, já que “a filigrana portuguesa simboliza a história, a tradição e a herança que fazem parte integrante da nossa identidade cultural”.

A filigrana tradicional portuguesa tem dois núcleos de produção identificados territorialmente com os municípios de Gondomar e da Póvoa de Lanhoso com séculos de tradição.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025