[caption id="attachment_2569" align="alignleft" width="300"]Gondomar tem acolhido vários eventos desportivos / Arquivo Vivacidade Gondomar tem acolhido vários eventos desportivos / Arquivo Vivacidade[/caption]

A Associação Portuguesa das Cidades Europeias (ACES) aceitou esta segunda-feira a carta de intenções do Município de Gondomar que é candidato a Cidade Europeia do Desporto em 2017. A Câmara Municipal de Gondomar está a preparar o dossiê que terá, em breve, de apresentar ao ACES Portugal, organismo que representa a ACES Europe, que trabalha com a Comissão Europeia para o reconhecimento de capitais e cidades europeias do desporto conforme definido no Livro Branco dos Desportos, criado no Tratado de Lisboa em 2007. No final da semana passada, Nuno Santos, Presidente do ACES-Portugal, visitou algumas das instalações desportivas do Concelho.

Na sua candidatura, o Município evoca a forte tradição desportiva de Gondomar, nomeadamente, nas modalidades de ciclismo, canoagem, remo, hóquei em patins, basquetebol, ténis de mesa, voleibol, futsal e patinagem artística, além de uma grande aposta na formação de jovens que tem, nos últimos anos, revelado diversos campeões nacionais.

O concelho tem mais de sete mil atletas federados em mais de 150 coletividades através do apoio ao associativismo com a celebração de contratos anuais com a autarquia.

Recorde-se que Gondomar dispõe de diversos espaços desportivos, sendo o pavilhão Multiusos de Gondomar, as sete piscinas municipais e o rio Douro os mais representativos.

Nos dois últimos anos, Gondomar recebeu mais de uma centena de competições de desportos/eventos desportivos, nacionais e internacionais.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025