O torneio de andebol “Gondo Cup ‘16” decorre entre 10 e 11 de setembro, no Pavilhão Municipal de Baguim do Monte. O evento dedicado ao andebol de 7 é organizado pelo Clube Desportivo de Rio Tinto.
Os escalões masculinos de minis, infantis e iniciados de andebol de 7 do Clube Desportivo Rio Tinto, Estrela Vigorosa, Académico Futebol Clube e Ginásio Santo Tirso vão competir no “Gondo Cup ‘16”. A prova organizada pelo clube riotintense visa “dar competitividade a todos os escalões de formação”, explica Fábio Santos, do CD Rio Tinto.
“Este é o primeiro grande torneio que o clube organiza e queremos que seja um evento de respeito na modalidade, foi isso que nos levou a convidar estas equipas para a competição”, afirma o treinador.
A competição prevê ainda a entrega do troféu para o 1.º classificada de cada escalão e distinção para o melhor guarda-redes de iniciados, melhor jogador de iniciados e melhor marcador de cada escalão.
“Ano após ano queremos dar melhores condições aos nossos atletas para que eles possam crescer de uma forma sustentada. Isso tem acontecido e nos últimos três anos passamos de 10 atletas para cerca de 50”, sublinha o responsável pela formação do clube, que espera “dar continuidade ao torneio”.
O “Gondo Cup ‘16” realiza-se no Pavilhão Municipal de Baguim e conta com os apoios da Federação de Andebol de Portugal, Associação de Andebol do Porto, Câmara de Gondomar, Junta de Rio Tinto e Junta de Baguim do Monte.
Calendário de jogos:
10 de setembro: Manhã: Vigorosa x Académico (Iniciados) – 9h; Santo Tirso x CD Rio Tinto (Iniciados) – 10h15; Académico x CD Rio Tinto (Iniciados) – 11h30;
Tarde: Vigorosa x Santo Tirso (Iniciados) – 14h30; Santo Tirso x Académico (Iniciados) – 15h45; CD Rio Tinto x Vigorosa (Iniciados) – 17h;
11 de setembro: Manhã: CD Rio Tinto x Vigorosa (Minis) – 10h15; CD Rio Tinto x Vigorosa (Infantis) – 15h45; Restantes eliminatórias após os jogos do dia anterior; Entrega de prémios – 18h30;
Gondinho apadrinha a prova: “O Gondinho”, mascote oficial do CD Rio Tinto vai marcar presença na 1ª competição oficial organizada pelo clube. A mascote “representa o concelho de Gondomar, tem na mão uma bola que representa a modalidade e duas espadas cruzadas, que representam a cidade de Rio Tinto”, explica José Meinedo, responsável pela criação do “Gondinho” e membro da direção do CD Rio Tinto.