Concelho de Gondomar Sociedade

Gomomania promove Coração de Chocolate com Ouro Comestível

Frederico Abreu, proprietário da Gomomania Bombons, foi desafiado pela Câmara Municipal de Gondomar, mais precisamente pela vereadora do Turismo Sandra Almeida, a confecionar o Coração de Ouro de Gondomar em chocolate com ouro comestível. As primeiras amostras deste doce foram apresentadas na Bolsa Turismo Lisboa e deram uma visibilidade distinta a este estabelecimento gondomarense. O Vivacidade esteve à conversa com o proprietário.

Como vê o crescimento da Gomomania Bombons?

De forma muito positiva. Nasceu em 2001 e só vendia gomas, daí o nome Gomomania, depois introduzimos o chocolate e o nome passou a ser Gomomania Bombons. A última coisa que escolhemos colocar no nosso espaço foi o Gourmet e a partir daí começamos a evoluir cada vez mais. 

Como surgiu a ideia para a introdução de novos produtos?

Fomos experimentando e começou a fazer sentido para nós. A parte gourmet era uma necessidade, havia um nicho de mercado, que encontramos, começamos a explorar. 

Que tipo de mercado é que tem neste momento? E qual é que quer atingir?

Estamos inseridos no comércio tradicional. Temos a nossa loja aberta ao público e uma loja online. Trabalhamos para o país todo. No Natal trabalhamos mais com empresas devido aos cabazes de Natal. Queremos atingir um público que queira algo diferenciador. 

O que as pessoas podem encontrar aqui?

Temos tudo o que é doces bem como os temos os brindes associados às gomas, para as comunhões, batizados, festas de aniversário, por exemplo. Relativamente ao chocolate o que nos distingue é que o nosso chocolate é um chocolate belga. 

No gourmet trabalhamos com pequenos produtores. Tentamos ir às origens e que o produto seja o mais artesanal possível. 

Os licores e os vinhos, tal como a parte gourmet, são feitos de forma artesanal. 

O que é que vos diferencia das demais?

Trabalhamos com uma gama mais premium. Isso é o que nos distingue. 

A forma como apresentamos o produto, com as nossas embalagens personalizadas e o próprio produto em si é o que nos diferencia. 
 

A realização do Coração de Ouro de Gondomar em chocolate, que foi apresentado na Bolsa Turismo Lisboa, está a ser uma rampa de lançamento para a Gomomania Bombons?

É diferente. Está a alavancar o negócio, mas ainda não temos produto aqui à venda. Só mostramos na Bolsa Turismo de Lisboa e em eventos que a Câmara Municipal de Gondomar tem feito. Já temos encomendas, mas ainda estamos a aprimorar o produto bem como o seu embalamento, que como o chocolate será personalizado. 

Tal como na filigrana, há três tamanhos do Coração de Ouro em chocolate. Todos vão ter uma embalagem própria. Futuramente irá ser vendido a granel. 

Podemos dizer que a Gomomania está a passar por um ponto alto devido a este produto?

Sim. Estamos perto dos 25 anos. Somos uma loja de referência em Gondomar. A comemoração deste aniversário aliado a este produto é algo que vem marcar claramente a diferença. A concretização deste produto ainda nos liga mais a Gondomar, porque o Ouro é um produto de referência gondomarense e estamos a a utilizá-lo de outra forma, com ouro comestível. Não podia fazer mais sentido este produto. 

Como é que procedeu à realização deste produto?

Tivemos de trabalhar com o nosso chocolateiro e com um designer que fez este trabalho. É feito em Portugal com o melhor chocolate. É feito com chocolate da marca callebaut, uma marca sustentável, tivemos e temos sempre esse cuidado com os nossos produtos. Na embalagem estamos a ter esse cuidado de ser sustentável bem como o produto, que é diferenciador do início ao fim. Já temos em mente fazer outros produtos com o ouro comestível. Vão ser, igualmente, saborosos.  

Em tom de curiosidade, porquê que aceitou logo o convite da vereadora do Turismo, da Câmara Municipal de Gondomar, Sandra Almeida? Sentiu que era uma boa forma de elevar o Coração de Ouro a outras vertentes como o chocolate?

Sim, foi uma excelente ideia e nós aceitamos o desafio porque sabíamos que eramos capazes. Foi difícil aperfeiçoar, mas compensou todo o sucesso que tivemos na BTL. Quando era a hora de Gondomar fazer a demonstração do produto muita gente aparecia para o provar, o que me deixou muito feliz. 

As encomendas feitas são, maioritariamente, de Gondomar ou fora do concelho?

As pessoas de fora já nos começam a procurar, porque toda a gente quer ter contacto com este produto pela sua forma diferenciadora, não nos podemos esquecer que as pessoas comem o ouro (risos). 

A que é que sabe o ouro? 

Não altera o sabor do chocolate e dá um toque diferente. Só provando, prova-se o ouro e prova-se o chocolate. Quem quiser provar ouro terá de vir aqui! 

Falou anteriormente que esta casa faz 25 anos, o que podemos esperar?

Este ano ainda vamos fazer umas remodelações e aumentar o espaço. No próximo ano vamos começar as comemorações com atividades para crianças, que foi assim que começou esta loja. Pretendemos também fazer degustação de chocolates e de vinhos. Queremos sobretudo evidenciar a nossa marca. 

O que sente neste momento?

É um orgulho é o reflexo do nosso trabalho. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Últimas Notícias

Rancho Folclórico de Zebreiros: 65 anos a honrar tradições

28/05/2024

Paulo Ferreira apresenta documentário nos Açores

27/05/2024

Eleições Europeias: Propostas dos partidos constituintes da Assembleia da República

27/05/2024

Rumours pretendem atuar nos grandes palcos do concelho gondomarense

23/05/2024

Gomomania promove Coração de Chocolate com Ouro Comestível

29/04/2024

Associação Cultural José Martins celebra o primeiro aniversário

24/04/2024

EUROBOL É UM EVENTO DE REFERÊNCIA NACIONAL

23/04/2024

MILHARES DE PESSOAS PRESENCIARAM O RALI DE GONDOMAR

23/04/2024