Frederico Abreu, proprietário da Gomomania Bombons, foi desafiado pela Câmara Municipal de Gondomar, mais precisamente pela vereadora do Turismo Sandra Almeida, a confecionar o Coração de Ouro de Gondomar em chocolate com ouro comestível. As primeiras amostras deste doce foram apresentadas na Bolsa Turismo Lisboa e deram uma visibilidade distinta a este estabelecimento gondomarense. O Vivacidade esteve à conversa com o proprietário.
Como vê o crescimento da Gomomania Bombons?
De forma muito positiva. Nasceu em 2001 e só vendia gomas, daí o nome Gomomania, depois introduzimos o chocolate e o nome passou a ser Gomomania Bombons. A última coisa que escolhemos colocar no nosso espaço foi o Gourmet e a partir daí começamos a evoluir cada vez mais.
Como surgiu a ideia para a introdução de novos produtos?
Fomos experimentando e começou a fazer sentido para nós. A parte gourmet era uma necessidade, havia um nicho de mercado, que encontramos, começamos a explorar.
Que tipo de mercado é que tem neste momento? E qual é que quer atingir?
Estamos inseridos no comércio tradicional. Temos a nossa loja aberta ao público e uma loja online. Trabalhamos para o país todo. No Natal trabalhamos mais com empresas devido aos cabazes de Natal. Queremos atingir um público que queira algo diferenciador.
O que as pessoas podem encontrar aqui?
Temos tudo o que é doces bem como os temos os brindes associados às gomas, para as comunhões, batizados, festas de aniversário, por exemplo. Relativamente ao chocolate o que nos distingue é que o nosso chocolate é um chocolate belga.
No gourmet trabalhamos com pequenos produtores. Tentamos ir às origens e que o produto seja o mais artesanal possível.
Os licores e os vinhos, tal como a parte gourmet, são feitos de forma artesanal.
O que é que vos diferencia das demais?
Trabalhamos com uma gama mais premium. Isso é o que nos distingue.
A forma como apresentamos o produto, com as nossas embalagens personalizadas e o próprio produto em si é o que nos diferencia.
A realização do Coração de Ouro de Gondomar em chocolate, que foi apresentado na Bolsa Turismo Lisboa, está a ser uma rampa de lançamento para a Gomomania Bombons?
É diferente. Está a alavancar o negócio, mas ainda não temos produto aqui à venda. Só mostramos na Bolsa Turismo de Lisboa e em eventos que a Câmara Municipal de Gondomar tem feito. Já temos encomendas, mas ainda estamos a aprimorar o produto bem como o seu embalamento, que como o chocolate será personalizado.
Tal como na filigrana, há três tamanhos do Coração de Ouro em chocolate. Todos vão ter uma embalagem própria. Futuramente irá ser vendido a granel.
Podemos dizer que a Gomomania está a passar por um ponto alto devido a este produto?
Sim. Estamos perto dos 25 anos. Somos uma loja de referência em Gondomar. A comemoração deste aniversário aliado a este produto é algo que vem marcar claramente a diferença. A concretização deste produto ainda nos liga mais a Gondomar, porque o Ouro é um produto de referência gondomarense e estamos a a utilizá-lo de outra forma, com ouro comestível. Não podia fazer mais sentido este produto.
Como é que procedeu à realização deste produto?
Tivemos de trabalhar com o nosso chocolateiro e com um designer que fez este trabalho. É feito em Portugal com o melhor chocolate. É feito com chocolate da marca callebaut, uma marca sustentável, tivemos e temos sempre esse cuidado com os nossos produtos. Na embalagem estamos a ter esse cuidado de ser sustentável bem como o produto, que é diferenciador do início ao fim. Já temos em mente fazer outros produtos com o ouro comestível. Vão ser, igualmente, saborosos.
Em tom de curiosidade, porquê que aceitou logo o convite da vereadora do Turismo, da Câmara Municipal de Gondomar, Sandra Almeida? Sentiu que era uma boa forma de elevar o Coração de Ouro a outras vertentes como o chocolate?
Sim, foi uma excelente ideia e nós aceitamos o desafio porque sabíamos que eramos capazes. Foi difícil aperfeiçoar, mas compensou todo o sucesso que tivemos na BTL. Quando era a hora de Gondomar fazer a demonstração do produto muita gente aparecia para o provar, o que me deixou muito feliz.
As encomendas feitas são, maioritariamente, de Gondomar ou fora do concelho?
As pessoas de fora já nos começam a procurar, porque toda a gente quer ter contacto com este produto pela sua forma diferenciadora, não nos podemos esquecer que as pessoas comem o ouro (risos).
A que é que sabe o ouro?
Não altera o sabor do chocolate e dá um toque diferente. Só provando, prova-se o ouro e prova-se o chocolate. Quem quiser provar ouro terá de vir aqui!
Falou anteriormente que esta casa faz 25 anos, o que podemos esperar?
Este ano ainda vamos fazer umas remodelações e aumentar o espaço. No próximo ano vamos começar as comemorações com atividades para crianças, que foi assim que começou esta loja. Pretendemos também fazer degustação de chocolates e de vinhos. Queremos sobretudo evidenciar a nossa marca.
O que sente neste momento?
É um orgulho é o reflexo do nosso trabalho.