Concelho de Gondomar Foz do Sousa e Covelo Informação Sociedade

Gens recriou tradição esquecida da Quinta-Feira Maior

[caption id="attachment_17123" align="alignleft" width="300"]Quinta-Feira Maior - maio 2019 A tradição do "Cantar às Almas" voltou a cumprir-se em Gens, Foz do Sousa / Foto: Direitos Reservados[/caption]

Em tempo de Quaresma, para a Igreja Católica, o Rancho Folclórico de Gens em parceria com o Grupo Coral de Gens e a comunidade local, levou a cabo no dia 18 de abril, a recriação de uma tradição já há muito esquecida, o “Cantar às Almas” e recitação do Rosário da Quinta-Feira Maior, contando assim 3.ª edição consecutiva deste evento. Importa, contudo, frisar que desta oração comunitária em Gens, existe registo desde o ano de 1924.

Concentrados no adro da antiga capela de S. Roque de Gens, atual Espaço Museológico da Foz do Sousa, onde dezenas de populares ali esperavam ansiosamente para ver, in loco, a tradição que os seus avós tanto falavam e que mesmo os mais velhos nunca assistiram. Cantaram às Almas e rezaram o tão conhecido Rosário da Quinta-Feira Maior.

Marcou presença a Câmara Municipal de Gondomar, representada por Luís Filipe Araújo, vice-presidente, que enalteceu a riqueza da recolha, preservação e recriação de uma tradição riquíssima pela sua particularidade e de desconhecimento das gerações atuais, salientando a sua importância de transmissão do conhecimento das origens e tradições dos recantos da cidade de Gondomar.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025