
Jorge Palma atua no Auditório Municipal de Gondomar a 23 de abril
O bloquista Francisco Louçã e o comentador político Pedro Marques Lopes vão debater no dia 11 de abril a Revolução dos Cravos. O evento marca o regresso das “Conversas de Abril” a Gondomar.
A Câmara Municipal de Gondomar inicia no dia 4 de abril as comemorações dos 42 anos do 25 de Abril no concelho. Joaquim Furtado será o primeiro convidado da autarquia numa iniciativa agendada para a Biblioteca Municipal de Gondomar.
Francisco Louçã, ex-coordenador do Bloco de Esquerda, e Pedro Marques Lopes, comentador político, inauguram as “Conversas de Abril” na Casa Branca de Gramido.
No dia 18 o convidado é Fernando Alvim, radialista natural de Gondomar, que vai falar sobre a Revolução dos Cravos no Centro Cultural de Rio Tinto.
A 22 de abril é inaugurada a exposição de cartazes de Abril na Biblioteca Municipal de Gondomar. No dia seguinte o músico Jorge Palma atua no Auditório Municipal de Gondomar.
No dia 25 realiza-se a tradicional sessão solene na Câmara Municipal de Gondomar. As comemorações de Abril encerram no dia 30 com o concerto “O Canto de Intervenção em Portugal e no Mundo”, pela Associação Aja Norte, no Auditório Municipal de Gondomar.
“O Município quer deixar vincada a importância desta data”
Luís Filipe Araújo, vice-presidente e vereador da Cultura do Município, frisa, em entrevista ao Vivacidade, a “importância desta data” para a autarquia. “Temos comemorado o 25 de abril e vamos continuar a fazê-lo porque a data continua a ser importante. Há uma forte carga ideológica que não podemos esquecer. Os valores de abril continuam válidos e estas comemorações significam isso mesmo”, refere o autarca.
De acordo com Luís Filipe Araújo a adesão dos gondomarenses às comemorações de Abril tem sido “muito positiva”.
Programa da Câmara Municipal de Gondomar: 4 de abril - Joaquim Furtado, na Biblioteca Municipal de Gondomar 10 de abril – Exibição do filme “Capitães de Abril”, no Auditório Municipal de Gondomar; 11 de abril – Conferência com Pedro Marques Lopes e Francisco Louçã, na Casa Branca de Gramido; 17 de abril – Exibição do filme “A Hora da Liberdade”, no Centro Cultural de Rio Tinto; 18 de abril – Conferência com Fernando Alvim, no Centro Cultural de Rio Tinto; 22 de abril – Inauguração da Exposição Cartazes de Abril, na Biblioteca Municipal de Gondomar; 23 de abril – Concerto Jorge Palma, no Auditório Municipal de Gondomar; 25 de abril – Sessão solene do 25 de Abril, na Câmara Municipal de Gondomar; 30 de abril – Concerto “O Canto de Intervenção em Portugal e no Mundo”, pela Associação Aja Norte, no Auditório Municipal de Gondomar
[embed]https://www.youtube.com/watch?v=UEbLMrtQPg8[/embed]