Concelho de Gondomar Destaque Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim

Fides – Órfeão de Valbom promove Concerto de Coros nas Festas do Concelho 

Integrado nas festas do concelho, o Fides – Órfeão de Valbom está a organizar um concerto de coros, que irá ser a 24 de Setembro, no Auditório Municipal de Gondomar, pelas 15h30. Neste concerto irão estar presentes três coros, além do Fides, o Grupo Coral Kyrios, o Grupo Coral Ensaio da Povoa de Varzim e o Coral Cantigas do Castro, de Pontevedra. 

“Os Grupos Corais já fazem parte das festas do concelho há anos, e por isso, pensamos em fazer um Festival de Coros, com o apoio da Câmara Municipal de Gondomar”, explica Fernando Vieira, integrante do Fides.

O objetivo é que o festival seja internacional, convidando coros de outras regiões. “O ano passado não foi porque estávamos na incerteza devido à pandemia, porque normalmente temos grupos da Galiza”, afirma.

O Fides promove sempre um evento que uma os coros, como o Corais em Festa. “Um espetáculo que conta com a colaboração de outros dois coros, um de Évora e o Kyrios que é de Gondomar”, menciona.  Este ano o concerto vai ser aliado à parte social, pois irá ter uma visita a Casa Branca de Gramido para dar a conhecer aos coros visitantes o que de melhor tem Gondomar. 

“O lanche após essa visita servimos o que é tradicional nas Festas do Concelho: o caldo de nabos, a regueifa, as nozes e o vinho doce. “Uma curiosidade é que os espanhóis só comem a parte verde do nabo, não é como nós que comem a parte branca, e ficam deliciados com o nosso caldo e querem aprender sempre a sua confeção”, realça Fernando Vieira. 

O Fides é uma Associação sem Fins Lucrativos que promove o ensino das artes em Valbom. Este ano está com um projeto piloto com a contratação de um diretor pedagógico de forma que as pessoas que ingressem na escola tenham o propósito de ingressar na Universidade nesta vertente artística. “Apelamos a que todos se venham inscrever e conhecer as nossas instalações, se gostam de música apareçam, se não gostam de praticar apareçam para conhecer, estamos aqui para vos receber”, finaliza.

Últimas Notícias

39ª EDIÇÃO DO FETAV COMEÇA A 6 DE ABRIL

2/04/2024

Universidade Sénior de Gondomar já é maior de idade

27/03/2024

CMOS COMEMORA PRIMEIRO ANO E BATE RECORDE NO TEMPO DE DESPACHO DE MEIOS

26/03/2024

EUROBOL TRAZ A GONDOMAR VÁRIAS EQUIPAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

26/03/2024

Walking Football um desporto que combate o isolamento

26/03/2024

RAMMWERK: TRIBUTO À BANDA RAMMSTEIN

25/03/2024

RALI DE GONDOMAR REGRESSA NO PRÓXIMO MÊS

25/03/2024

Câmara de Gondomar tomou posse do Cemitério da Triana

13/03/2024