Concelho de Gondomar Sociedade

FESTIVAL DO SÁVEL E DA LAMPREIA REGRESSA NO PRÓXIMO MÊS A GONDOMAR

A 32º edição do Festival do Sável e da lampreia, decorre de 1 a 31 de Março, em 13 restaurantes do Município de Gondomar. O Festival do Sável e da Lampreia, um dos mais antigos festivais gastronómicos em Portugal, pretende valorizar as espécies capturadas na água doce do rio douro e a herança gastronómica de gerações de cozinheiros locais que apuraram estes sabores do rio, contribuindo para a afirmação nacional de Gondomar com “Terra do Sável e da Lampreia”.

Com 37 quilómetros de extensão ao longo do Concelho, o rio Douro detém uma grande influencia na atividade piscatória e, consequentemente, na gastronomia local, manifestada na adoção do sável e da lampreia como especialidades representativas de Gondomar.

A pesca ocupou desde tempos longínquos a população ribeirinha do douro, com destaque para o núcleo da Ribeira de Abade, onde a comunidade piscatória foi, outrora, uma das maiores e mais importantes do norte do país. Na pesca do sável e da lampreia eram utilizados os valboeiros, embarcações tradicionais usadas na pesca artesanal no Douro, particularmente em Valbom, de onde provém o seu nome.

Na gastronomia, sábios cozinheiros aprimoraram e preservaram o sabor da cozinha tradicional assente nestes produtos endógenos de excelência – o sável e a lampreia – iguarias muito procuradas no período compreendido entre fevereiro e abril. É neste período que os mais exigentes apreciadores de sável e da lampreia rumam a Gondomar para se deliciarem com os pratos mais tradicionais – que escondem os mais bem guardados segredos familiares - mas também com pratos inovadores – que revelam a criatividade dos cozinheiros locais

 

Concurso Gastronómico

Durante cada edição do Festival do Sável e da Lampreia de Gondomar, a restauração do concelho é convidada a participar no concurso gastronómico com vista a eleger o(s) restaurante(s) com a melhor confeção de sável e de lampreia em Gondomar.

O júri, composto pelo Chef Hélio Loureiro, pelo Chef Tony Salgado e pelo crítico gastronómico José Augusto Moreira, estará em itinerância pelos 13 restaurantes aderentes nas seguintes datas: 8 e 9 e 16 de março

Para Sandra Almeida, Vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Gondomar, esta iniciativa “além de preservar e valorizar a gastronomia como identidade cultural, importa afirmar a gastronomia como uma fonte de atração turística distinta e de qualidade”.

A organização do certame é, assim, assumida pela autarca como um dos pilares da promoção turística do Concelho, procurando reforçar o posicionamento de Gondomar enquanto destino gastronómico.

Esse é um dos motivos pelos quais a Gastronomia, e em especial o 32º Festival do Sável e da Lampreia, terá ainda um lugar de destaque na representação do Município de Gondomar na Bolsa de Turismo de Lisboa que se realiza de 28 de fevereiro a 3 de março na FIL, parque das Nações.

 

 

 

 

Últimas Notícias

Rancho Folclórico de Zebreiros: 65 anos a honrar tradições

28/05/2024

Paulo Ferreira apresenta documentário nos Açores

27/05/2024

Eleições Europeias: Propostas dos partidos constituintes da Assembleia da República

27/05/2024

Rumours pretendem atuar nos grandes palcos do concelho gondomarense

23/05/2024

Gomomania promove Coração de Chocolate com Ouro Comestível

29/04/2024

Associação Cultural José Martins celebra o primeiro aniversário

24/04/2024

EUROBOL É UM EVENTO DE REFERÊNCIA NACIONAL

23/04/2024

MILHARES DE PESSOAS PRESENCIARAM O RALI DE GONDOMAR

23/04/2024