Concelho de Gondomar Cultura Fânzeres e S. Pedro da Cova Informação

Festival de Música prolonga-se até janeiro

[caption id="attachment_8798" align="alignleft" width="300"]Apresentação 2.º Festival de Música - dezembro 2016 O Festival dura até 2017 / Foto: Direitos Reservados[/caption]

Está prestes a iniciar-se o Festival de Música de Fânzeres e São Pedro da Cova. A iniciativa dinamizada pela autarquia local arranca no dia 17 de dezembro, no auditório da Junta de Freguesia de São Pedro da Cova.

A evocação do 110.º aniversário de Fernando Lopes Graça dará o mote para o arranque do 2.º Festival de Música em Fânzeres e São Pedro da Cova. O concerto inaugural vai realizar-se na Junta de Freguesia de São Pedro da Cova e contará com a atuação do Bando dos Gambozinos, Vox Populi e do Orfeão da Associação Estrelas de Silveirinhos, com alocução pelo compositor Daniel Moreira.

Seguem-se mais nove concertos [ver caixa] que compõem o cartaz deste ano, com diversificadas expressões e sonoridades e mais de 500 executantes que irão passar por oito locais distintos da União das Freguesias.

O 2.º Festival de Música conta com a colaboração da Câmara Municipal de Gondomar, das Paróquias de Fânzeres e São Pedro da Cova, do movimento associativo e das escolas de formação musical.

"Esta será uma das principais iniciativas na área da música” Ao Vivacidade, Daniel Vieira, presidente da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, destaca a importância da iniciativa à escala local e regional.

“Estamos em condições de afirmar que esta será das principais iniciativas na área da música, quer pela diversidade de grupos participantes quer pela sua qualidade”, afirma o autarca.

Segundo Daniel Vieira, o programa do 2.º Festival de Música “conta com a participação de grupos locais e de formações consagradas no panorama nacional e internacional”.

Com a realização da iniciativa, o autarca considera que está dado “um contributo para que Fânzeres e São Pedro da Cova tenham um património cultural potenciador para as novas gerações”.

Programação do Festival de Música de Fânzeres e São Pedro da Cova: 17 dezembro, 21h30, Auditório Junta de Freguesia de São Pedro da Cova Evocação do 110.º aniversário de Fernando Lopes Graça O Bando dos Gambozinos Vox Populi Orfeão da Associação Estrelas de Silveirinhos Alocução pelo compositor Daniel Moreira

18 dezembro, 16h00, Casa de Montezelo (Fânzeres) Grupos de Câmara da Academia de Música de Costa Cabral

23 dezembro, 21h30, Cripta da Igreja de São Pedro da Cova Espetáculo 50 anos de carreira de Alberto Vieira e Manuel Vieira OLVS Big Band + Orfeão de S. Pedro da Cova

1 janeiro, 16h00, Centro Social Igreja Nª Sra. das Mercês (Belói, São Pedro da Cova) Banda Musical de S. Pedro da Cova

6 janeiro, 21h30, Salão Paroquial de Fânzeres Banda Sinfónica Portuguesa

7 janeiro, 21h30, Igreja de Fânzeres Patrícia Quinta (meio-soprano), Pedro Telles (barítono), e Miguel Oliveira (pianista) Orfeão Clave de Sol e Fá de Fânzeres Grupo Coral do Seminário do Pe. Dehon

14 janeiro, 21h30, Salão Paroquial de Fânzeres  Sondeseu - Orquestra Folk (Galiza, Espanha)

15 janeiro, 18h00, Igreja de São Pedro da Cova  Sesquialtera - Grupo quinhentista e seiscentista da ESMAE

20 janeiro, 21h30, Igreja de São Pedro da Cova Orquestra Filarmonia das Beiras com Isabel Alcobia (soprano) e Pedro Pacheco (trompete) 

21 janeiro, 21h30, Seminário do Pe. Dehon (Fânzeres) Vento do Norte, Ensemble de Saxofones da ESMAE Escola de Música da Ass. Leões do Ramalho

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025