
A música está de regresso a Fânzeres e São Pedro da Cova. Entre os dias 17 de dezembro e 21 de janeiro de 2017, realiza-se o Festival de Música, iniciativa organizada pela União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova.
A evocação do 110.º aniversário de Fernando Lopes Graça, um dos maiores maestros e compositores portugueses do século XX, vai ser o ponto de partida do 2.º Festival de Música, no Auditório da Junta de Freguesia de São Pedro da Cova.
O espetáculo musical vai contar com a presença do Bando dos Gambozinhos, Vox Populi, Orfeão da Associação Estrelas de Silveirinhos e Alocução pelo compositor Daniel Moreira.
Ao Vivacidade, Daniel Vieira, presidente da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, destaca a “dimensão regional e nacional” do cartaz (ver caixa) do 2.º Festival de Música.
Segundo o autarca, “o Festival de Música apresenta uma dimensão considerável e representa uma evolução significativa em relação à edição anterior”.
O reforço do número de dias do evento e a aposta em músicos profissionais são, no entender de Daniel Vieira, “um aspeto importante para a freguesia e para os públicos, que merecem diferentes ofertas e espetáculos culturais”.
Por sua vez, Maria José Cardoso, do executivo da União das Freguesias, salienta a diversidade de géneros musicais que irão marcar presença nesta edição do evento. “Vamos ter música clássica, folk, entre outros géneros musicais, além de contarmos novamente com a participação de coletividades locais”, destaca.
Refira-se que este ano o Festival de Música conta com 10 espetáculos, mais dois face à 1ª edição.
“Recordo que todos os espetáculos vão ter entrada livre e espero que a adesão à iniciativa seja reforçada”, refere Maria José Cardoso.
Na apresentação pública do evento, Luís Filipe Araújo, vereador da Cultura da Câmara de Gondomar, destacou a disponibilidade da autarquia para a 2ª edição do festival.