A freguesia de Baguim do Monte vai receber uma nova edição das Festas a São Brás. A romaria tem início no dia 28 de janeiro e prolonga-se até ao dia 4 de fevereiro.
São Brás volta a ser honrado pela população de Baguim no final deste mês. As tradicionais festas da freguesia têm como ponto alto a majestosa procissão que visa celebrizar o santo padroeiro das dores de garganta, dos animais, dos veterinários e das crianças.
O cartaz das festividades engloba a tradicional cerimónia de entronização da Confraria Gastronómica "Rojões e Papas de Sarrabulho" de Baguim do Monte, que passará a contar com 20 novos confrades e confreiras [ver caixa]. A iniciativa vai realizar-se a 28 de janeiro, na Igreja Matriz de Baguim do Monte, pelas 11h.
No dia 3 de fevereiro, atuam a Banda de Música da Associação Cultural e Musical de Baltar (9h30), realiza-se a missa solene com sermão em honra de São Brás (11h), há reunião do júri do 19.º Concurso Gastronómico Rojões e Papas de Sarrabulho de Baguim do Monte (12h), segue-se a procissão e terá lugar um concerto da Gondomar Band (21h30), no Largo de São Brás.
Um dia depois, no mesmo local, pelas 15h, atuam o Rancho Folclórico de Gens e o Rancho Folclórico "As Farrapeirinhas" de Baguim do Monte. Às 21h30, a Junta de Freguesia de Baguim do Monte será palco da entrega de prémios do 19.º Concurso Gastronómico com atuação do grupo musical 100 Sentidos.
As Festas a São Brás são organizadas pela Confraria do Sagrado Coração de Maria e São Brás, Confraria Gastronómica de Baguim do Monte e Arco do Bojo. As festividades contam também com o apoio da Câmara Municipal de Gondomar, Junta de Freguesia de Baguim do Monte, Junta de Freguesia de Rio Tinto, Lipor e Associação Comercial e Industrial de Gondomar.
Confraria dá boas-vindas a novos membros A Confraria Gastronómica dos Rojões e Papas de Sarrabulho de Baguim do Monte volta a entronizar novos membros no final deste mês. A cerimónia "8.º Grande Capítulo" vai decorrer no domingo anterior ao Dia de São Brás. A missa terá lugar às 11h, altura em que os novos elementos integram a confraria, sendo benzidos pelo padre Lucindo Silva.
"Este ano vamos entronizar o maior número de confrades e confreiras desde a nossa criação. Isto é sinónimo do crescimento da nossa irmandade. Contudo, permanece o objetivo de termos um espaço para a sede da nossa confraria, na antiga Escola Básica n.º 1 de Baguim do Monte, para o qual contamos com o empenho do presidente da Junta de Freguesia, Francisco Laranjeira", afirma Paulo Araújo, chanceler-mor da irmandade gastronómica baguinense.
Francisco Laranjeira convida para as Festas a São Brás Ao Vivacidade, Francisco Laranjeira vincou a importância das festividades para Baguim do Monte. "O São Brás é um evento que marca esta freguesia e que muito nos honra. Por estes dias recebemos sempre muitos romeiros e, por isso, todos os contributos são importantes na realização das festas, que são uma grande mais-valia para o comércio local e para a igreja da nossa comunidade".
Confrades e confreiras a entronizar a 28 de janeiro Joana Freire - militar na Escola dos Púpilos do Exército João Silva - proprietário da Tentação das Bifanas Cecília Santos - advogada Carlos Aires - advogado Rosa Mendes - proprietária da Fábrica de Confeções Têxteis Nuno Miranda - proprietário do café Divino Gosto Aurora Vieira - vereadora da Câmara Municipal de Gondomar Arménio Martins - ex-vereador da Câmara Municipal de Gondomar Valentina Sanchez - contabilista Rui Faria - engenheiro civil Sandra Almeida - vereadora da Câmara Municipal de Gondomar Luís Alves - proprietário do Restaurante Central de Cabanas Sandra Cunha - economista Marco Teixeira - vendedor de produtos alimentares Ana Delindro - nutricionista João Lourenço - proprietário de firma de produtos químicos João Saramago - proprietário de agência funerária Paulo Duarte - proprietário de empresa de lenhas e madeiras Tiago Coelho - desenhador Albino Nogueira - vice-presidente da Associação de Futebol do Porto