As festas em Honra de São Pedro e São Paulo são as comemorações mais relevantes para a Freguesia de São Pedro da Cova. Este ano a comissão de festas é nova e conta com novidades.
O programa é repleto de música e animação. Começa a 27 de Junho com um concerto na igreja organizado pelo Padre Tiago, de São Pedro da Cova. Segue-se a noitada de 28 de Junho com a sardinhada e a atuação de cinco grupos de folclore da freguesia e o DJ. Neste dia será entregue o prémio das Quadras Populares a S.Pedro, concurso promovido pela União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, que se encontra a decorrer. A 29 de Junho, um dos pontos altos, as marchas em honra de São Pedro da Cova, que conta com a participação de seis marchas: Associação Social de Silveirinhos, Rancho Folclórico do Passal, Associação Recreativa e Desportiva “Os Leões de Tardariz”, Orfeão de São Pedro da Cova, A.R.C.D Vila Verde e Zés Pereiras do Passal. O dia a seguir, 30 de Junho, vai ser marcado pela atuação do cantor popular Quim Barreiros.
A nova comissão de festas conta, ainda, com o apoio da anterior, e que quiseram dar continuidade às festividades, com o apoio da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova e da Câmara Municipal de Gondomar.
“Queremos dar continuidade ao trabalho feito anteriormente. Consideramos que estava a ser feito um bom trabalho, mas necessitávamos de alterar algumas coisas, daí termos investido no artista. Achamos que o facto de ter cá o Quim Barreiros vai atrair mais pessoas às nossas festividades”, afirmam Eunice Alves e Catarina Azevedo, membros da Comissão de Festas. O principal propósito é unir o povo da freguesia em torno dos santos que são homenageados nestes dias.
A presidente da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova ressalta que “o cartaz mostra uma dinâmica diferente. Mostra que a comissão é mais jovem, mais fresca e tem tudo para resultar. A postura adotada por esta comissão de inovar o que achava que deveria ser inovado vai trazer mais brilho às festas de S.Pedro e S.Paulo. Não podemos deixar de mencionar o apoio da Câmara Municipal de Gondomar que, este ano, promoveu uma parceria através do cantor, que permite à Comissão organizar outras iniciativas.”
A União de Freguesias apoiou as festividades, com um valor similar ao do ano passado “10.000 euros e a parte logística”. A presidente refere ainda que “gostaria de ter colocado bancadas para as marchas, mas não foi possível devido à falta de segurança”.
Além do programa habitual das festas a Junta de Freguesia de São Pedro da Cova vai dispor de uma exposição realizada por Serafim Giesta, mais conhecido por Mazola, sobre as tradições das festas.
“A Comissão de festas quer agradecer à União de Freguesias pelo apoio que foi dado, à Câmara Municipal de Gondomar, aos membros da comissão anterior, às pessoas e empresas que tornam possível a concretização das festas. Ao senhor padre todo o incentivo ao longo deste ano de preparação. Para finalizar, queremos apelar a todos que venham à nossa sardinhada, à nossa festa e que aproveitem. A marcha é linda e não há marchas como as nossas!”