
Está a decorrer a 27ª edição da Festa do Sável e da Lampreia. O evento da Câmara Municipal de Gondomar conta, este ano, com 20 restaurantes aderentes que integram o sável frito e a lampreia à bordalesa nos seus cardápios.
Em Gondomar, o sável frito e a lampreia à bordalesa estão em destaque até ao primeiro dia de abril. À semelhança dos anos anteriores, o Município manteve a aposta na organização da Festa do Sável e da Lampreia, que cumpre este ano a sua 27ª edição.
No total, estão envolvidos 20 restaurantes, de Baguim do Monte até à Lomba, que até ao dia 1 do próximo mês têm nas suas ementas as duas iguarias típicas desta época do ano.
O evento teve início a 24 de fevereiro e contou, nos dias 10 e 11 de março, com um Fim de Semana Gastronómico, junto à Casa Branca de Gramido. A iniciativa ficou marcada por uma recriação histórica alusiva aos pescadores de Valbom.
Pela tenda gigante montada em Gramido passaram ainda o Duo Joana Estrela e Paulo Barros, o Trio Diana Basto e o grupo 4 Claves.
O certame centra-se na divulgação gastronómica e turística do concelho fomentando, simultaneamente, a preservação das tradições, valores e a economia.
Importa referir que só no ano passado foram pescadas 4192 lampreias, tendo o negócio rondado os 40 mil euros. Os dados são do Posto de Controlo de Pescado situado na Ribeira de Abade.
Estrelas do Douro e Cantinhos das Manas venceram concurso gastronómico Os restaurantes Estrelas do Douro e Cantinho das Manas destacaram-se entre os restantes concorrentes na corrida pelo confeção do melhor sável frito e lampreia à bordalesa, respetivamente.
A entrega de prémios do concurso gastronómico inserido na Festa do Sável e da Lampreia realizou-se a 14 de março, no Centro de Educação Ambiental da Quinta do Passal, após a prova cega.
O júri da prova foi liderado pelo Chef Hélio Loureiro, que ressalvou a importância do concurso pelo "retorno à terra, às origens, à tradição e ao bom gosto". "Se a cozinha assenta em três grande alicerces - a sazonalidade, a biodiversidade e a proximidade -, nós temos que os respeitar, respeitando também a proximidade ao rio Douro e ao que a natureza nos dá", disse o especialista.
Segundo o chef, o concurso gastronómico serve ainda para "estimular a economia e revitalizar a tradição do sável e da lampreia, através da divulgação dos restaurantes aderentes".
Gastronomia de Gondomar é candidata às "7 Maravilhas" Na apresentação pública da 27ª Festa do Sável e da Lampreia, Marco Martins revelou que a gastronomia do concelho será candidata às "7 Maravilhas", este ano sob o tema "Portugal à Mesa".
Classificação Concurso Gastronómico Sável Frito e Lampreia à Bordalesa Sável Frito: 1.º - Estrelas do Douro 2.º - Cantinho das Manas 3.º - Madureira's Vera Cruz
Lampreia à Bordalesa: 1.º - Cantinho das Manas 2.º - Casa Velha da Aldeia 3.º - Figurino do Douro