Concelho de Gondomar Cultura Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim Informação Sociedade

Federação das Coletividades promove formação teatral no Auditório Municipal

[caption id="attachment_16685" align="alignleft" width="300"]Formação Teatro - fevereiro 2019 A formação está a decorrer no Auditório Municipal de Gondomar / Foto: Pedro Santos Ferreira[/caption]

A Federação das Coletividades do Concelho de Gondomar iniciou, no mês passado, o 1.º Workshop de Teatro, no Auditório Municipal. A formação é aberta à comunidade e conta com a direção de Roberto Merino.

A história do teatro, a colocação de voz e elocução, o movimento e expressão corporal, as técnicas de atuação e o canto, são alguns dos pontos centrais da primeira formação teatral promovida pela Federação das Coletividades do Concelho de Gondomar (FCCG).

O workshop de 98 horas está a ter lugar no Auditório Municipal de Gondomar e conta com 26 formandos, dos 14 aos 83 anos.

"O objetivo da Federação é proporcionar esta formação, em diversas componentes do teatro, às suas coletividades associadas. Sentimos que existiam pequenas lacunas no teatro realizado no nosso concelho e quisemos realizar esta formação com o objetivo de as colmatar", adianta Cidália Santos, membro da direção da FCCG.

De acordo com a dirigente associativa, a formação poderá, inclusive, ter nova "edição ainda este ano". A 1ª edição conta com a direção de Roberto Merino, diretor da Escola Superior de Artes do Porto.

"Assumi a coordenação pedagógica desta formação e tenho procurado trazer a Gondomar diferentes professores. Temos falado da história do teatro, da importância da dramaturgia, encenação, interpretação, movimento... no fundo, queremos que estas pessoas saiam daqui mais completas", conclui Roberto Merino, em declarações ao Vivacidade. 

Alunos aprovam aposta da Federação das Coletividades Mariana Costa, 14 anos: "O meu irmão incentivou-me a participar nesta formação. Tenho uma paixão pelo teatro e pela música, por isso achei que esta experiência ia ser muito benéfica para mim"

Damião Cardoso, 83 anos: "Um amigo meu disse-me que havia esta oportunidade e resolvi inscrever-me. Posso dizer que aprendi a representar e a enfrentar melhor o público"

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025