Concelho de Gondomar Desporto Destaque Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim Informação Sociedade

Executivo aprovou ciclovia ao longo da Ribeira da Archeira

[caption id="attachment_16895" align="alignleft" width="300"]Ribeira da Archeira - março 2019 Marco Martins, presidente do Município de Gondomar / Foto: Pedro Santos Ferreira[/caption]

A Câmara Municipal de Gondomar aprovou, no dia 20 de março, por unanimidade, o projeto para a construção de uma via pedonal/ciclovia entre o centro de São Cosme e o rio Douro. A intervenção prevê um investimento superior a dois milhões de euros.

Em 2022, deverá ser inaugurado um percurso pedonal, mais ciclovia, entre o centro de Gondomar (São Cosme), a partir das traseiras do Multiusos, até ao rio Douro, ao longo da Ribeira da Archeira, num trajeto com 2,9 quilómetros que permitirá aos gondomarenses acederem à margem direita do Douro.

O projeto mereceu a aprovação do executivo da Câmara de Gondomar, por unanimidade, e será agora votado na próxima Assembleia Municipal.

“No fundo, este projeto é a ligação da cota alta (Multiusos) até à cota baixa (ETAR de Gramido). Sai das traseiras do Multiusos de Gondomar, atravessa a Rua da Extrema, acompanha a linha de água ao longo da Ribeira da Archeira, passa nas traseiras da Escola Marques Leitão e vem até Gramido. É mais um troço dos tais 20 quilómetros do circuito pedonal que queremos construir em Gondomar”, começa por dizer Marco Martins, edil gondomarense.

De acordo com o autarca, seguem-se os contactos com os proprietários e vai ter início o processo de expropriação das 32 parcelas que integram esta via pedonal.

“Todo este equipamento prevê equipamentos de manutenção, bebedouros, várias áreas de descanso e zonas com árvores. Este percurso terminará no topo norte da Quinta do Passal. Vamos tentar que a obra seja comparticipada, mas para já vamos avançar com fundos do Município. Poderá, no entanto, existir uma comparticipação em cerca de 30% da obra”, conclui Marco Martins.

Até ao final deste ano, a Câmara de Gondomar deverá avançar com a aprovação dos projetos de execução de novos parques urbanos descentralizados por todo o concelho.

Últimas Notícias

Gabi Santos Teixeira coloca Portugal no top 20 do ‘Mundial’ FIA ‘Arrive and Drive’

18/11/2025

Atrair os mais novos é o objetivo do Rancho Folclórico as Ceifeiras de Santa Maria de Medas

17/11/2025

Grupos de Escu(o)teiros acampam na Quinta das Freiras

17/11/2025

Novo Executivo da Lomba promete melhorar a vida dos fregueses

17/11/2025

Francisca Gomes é o novo rosto da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo

17/11/2025

Claúdia Nogueira garante estar sempre disponível para os rio tintenses

17/11/2025

Luís Filipe Araújo: “Vou errar algumas vezes, tenho a certeza disso, mas quando tomar uma decisão quero que seja sempre fundamentada”

13/11/2025

Pedro Cardoso: “O desporto salvou-me”

13/11/2025