
Nos dias 25 e 26 de maio, a Escola Profissional de Gondomar (EPG) vai promover a 1ª Feira do Mineiro, junto ao Museu Mineiro, em São Pedro da Cova.
A EPG vai evocar o início da exploração mineira em São Pedro da Cova, através da 1ª Feira do Mineiro. O evento propõe-se a recriar o período compreendido entre 1793 e 1900, evocando os trajes, gastronomia, animação, música, teatro, dança e outras práticas daquela época.
Durante dois dias, 25 e 26 de maio, no espaço envolvente à EPG, os visitantes terão oportunidade de conviver com as figuras mais tradicionais da época evocada, envergando roupas tradicionais, participando nas atividades desenvolvidas e animando o espaço da feira.
"Este evento é inspirado em iniciativas do género que realizamos há uns anos e que não tiveram uma periodicidade regular, devido a constrangimentos financeiros. Estas iniciativas visam mobilizar, quer a comunidade educativa, quer a comunidade local. Iremos tentar recriar o ambiente de uma feira, no início da descoberta do carvão em São Pedro da Cova", afirma Agostinho Lemos, diretor da EPG.
O evento irá contar com diversas atividades e com a colaboração de associações e grupos locais.
No dia 25 de maio, o recinto abre ao público às 15h, mas a abertura oficial do evento terá lugar pelas 18h. A entrada é livre. Programa da 1ª Feira do Mineiro: 25 de maio 18h - Abertura Oficial 21h30 - Representação de quatro momentos históricos 22h30 - Atuação da Gestrintuna 26 de maio 15h - Corrida de carrinhos de rolamentos 22h - Recriação casamento popular